O Farol Santander São Paulo exibe, até o dia 8 de janeiro, a mostra Sergi Cadenas – A imagem expandida, primeira exposição na América Latina do artista natural de Girona, região da Catalunha (Espanha), e com produção executiva de Angela Magdalena e Julia Brandão. Autodidata, Cadenas traz seis obras ao Brasil, revelando sua principal característica: as pinturas tridimensionais feitas com óleo sobre tela, que ganham vida a partir da perspectiva e movimento do visitante.

Para produzir o efeito impressionante de produzir dois retratos diferentes em uma única pintura, usando faixas verticais rígidas para fazer a transformação. As peças mudam de perspectiva à medida que o visitante da exposição caminha em frente à tela, de um lado para o outro. Cada retrato é uma obra independente, mas, no centro, as caraterísticas físicas das imagens se fundem, como se fosse uma terceira pintura.

O envelhecimento é abordado em três dos trabalhos de Cadenas, com uma característica interessante em seu processo, que é utilizar pessoas do seu entorno e convívio. Em uma das telas, por exemplo, o artista utiliza como inspiração uma avó e sua neta, capturando a relação afetuosa de ambas. Em outra, o artista retrata uma criança de cinco anos, amiga de sua família, em contraponto com sua tia de noventa e cinco de idade. E a terceira mostra o retrato de um homem evoluir da juventude à maturidade.

Entre os destaques, também está uma obra em que Marilyn Monroe se transforma em Albert Einstein, como uma versão futura de si mesma, mesclando os atributos de beleza e inteligência normalmente associados a esses dois personagens.

Sobre Sergi Cadenas

Sergi Cadenas nasceu em Girona, em 1972. A sua família sempre esteve associada à arte, mas neste caso, a trabalhos com ferro. Cadenas é um artista vocacional cuja criatividade segue as suas próprias instalações autodidatas.

A experimentação proporcionou a ele uma linguagem visual própria. Em suas obras mais recentes, as pinturas a óleo tridimensionais variam de acordo com a perspectiva do espectador, introduzindo uma dimensão cinética e sugestiva de nossa visão da realidade.

Aos 16 anos, começou a trabalhar na oficina de seu pai, e cinco anos depois já a administrava. Seu desenvolvimento artístico sempre esteve ligado ao mundo artesão. Estudou design e ferragens artísticas no Gremi de Serrallers, em Barcelona, e mesmo sendo um pintor habilidoso, nunca estudou desenho – o que o faz autodidata.

Atualmente, ele é responsável pela Ferros d’Art Cadenas, a empresa familiar, que é conhecida em Girona e existe há quase dois séculos. Desde que os seus antecessores se mudaram para lá, na primeira metade do século XIX, a fundição tem sido uma parte essencial da história cultural e arquitetônica da cidade. O bisavô de Sergi, Nonito, colaborou com o arquiteto Rafael Masó, e seu trabalho em ferro forjado pode ser visto em várias construções suas.

Serviço: Exposição Sergi Cadenas – A imagem expandida

Onde: Farol Santander São Paulo
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: 30/09/22 (sexta-feira) a 08/01/23 (domingo)
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 30,00 (R$ 15, meia-entrada)

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre    

Brigada de incêndio e Seguranças: efetivo total de 60 pessoas

Instalações acessíveis para cadeirantes

** Obra no metrô: Estação Trianon-Masp (linha 2, verde – 04h40 às 0h22)

Leave a Reply

Your email address will not be published.