Nestes dias 21 e 22 de outubro, a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Caieiras está promovendo a 1ª Trilha Pedagógica, encontro de formação para educadores e gestores educacionais. Com o tema Educação Emancipatória: o currículo em movimento, o evento tem o intuito de potencializar os espaços formativos que viabilizam a reflexão, a interlocação e o fortalecimento do diálogo entre a SME e os profissionais da educação que atuam em diferentes locais, na região.

A escolha do tema se deu em razão da relevância de um currículo crítico e emancipatório para as práticas educacionais, que valorize as diferentes realidades culturais existentes, a descolonização do pensamento e a contemplação da diversidade e pluralidade de saberes. São dois dias inteiros de palestras na cidade de Caieiras. Entre os palestrantes destaca-se o artista urbano e arte-educador Bonga Mac, que abrirá a programação do dia 22, a partir das 7h30, no auditório do Núcleo Educacional de Caieiras (NEC Centro).

Em parceria com a Comunidade Cultural Quilombaque, o artista abordará o tema das Vivências Urbanas, com destaque para a questão dos tambores como herança ancestral e a identidade cultural para uma educação libertária.

Natural de Caieiras, Bonga Mac desenvolve uma série de projetos de incentivo e difusão da cultura hip hop e arte urbana para um público diversificado. Entre suas diversas atuações, ele é conhecido pelas intervenções artísticas realizadas no Brasil e no exterior, por meio do graffiti, além de personalizar kombis gratuitamente e mobilizar os donos dos veículos para a realização de ações sociais, como transporte e entrega de doações a famílias necessitadas, através do projeto Kombozas.

Para saber mais sobre o artista, acesse: http://originalbonga.blogspot.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published.