No mês de julho, período das férias escolares, São Paulo, a capital cultural, oferece uma vasta programação para todos os públicos. Um dos destaques que vem atraindo visitantes de todas as faixas etárias é a exposição Tarsila Popular, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo, MASP, até o dia 28/07. 

A mostra reúne 92 obras de Tarsila do Amaral (1886 – 1973), uma das mais importantes artistas brasileiras do século 20 e figura essencial do movimento modernista no Brasil. A exposição imerge o público nas mais diversas facetas brasileiras que são permeadas pelo popular, questão central da mostra. Assim, quem transita pela exposição pode contemplar a riqueza da diversidade cultural brasileira ao observar ambientes interioranos e suburbanos, a vida de negros e indígenas, lendas e mitos do Brasil, sob o olhar singular de Tarsila.

A artista, que “bebeu” do modernismo europeu em Paris para produzir algo singular, reflete tal individualidade em suas obras voltadas para as construções de brasilidades. Dentre os quadros de destaque na mostra estão Operários (1933), o qual, embora retrate o coletivo, apresenta a singularidade de cada um presente na pintura; A Negra (1923), imagem de uma escrava que, para Tarsila, significa uma memória de sua infância vivida na fazenda, onde as negras cuidavam das crianças e, às vezes, as amamentavam. 

A Negra (1923)

Operários (1933)

Outro trabalho presente no MASP é uma das pinturas mais importantes da artista, Abaporu (1928), considerada um clássico do modernismo brasileiro. A obra, cujo nome é de origem tupi-guarani e significa “homem que come gente”, traz a imagem de um homem sobre o solo com a cabeça pequena e os braços e, especialmente, os pés, gigantes. 

Abaporu (1928)

Enfim, visitar Tarsila Popular significa submergir-se nas riquezas culturais brasileiras de modo muito particular, graças a genialidade de Tarsila, referência do modernismo. Recomenda-se tempo para visitar e apreciar a exposição. 

Fotos Mariana Mascarenhas

Serviço:

Tarsila Popular

Onde: Museu de Arte de São Paulo (MASP): Av. Paulista, 1578

Quanto: R$ 40 (inteira). Grátis às terças-feiras 

Quando: 10 às 20h (terça, sábado e domingo / bilheteria até 19h30), 10h às 19h (quarta e sexta / bilheteria até 18h30)

Até 28 de julho de 2019

 

About The Author

Mariana Mascarenhas

Jornalista e Mestra em Ciências Humanas. Amante das artes em suas mais variadas formas: cinema, música, exposição, literatura…. Teatro então? Nem se fala! Busca estar sempre antenada com a programação teatral para conferir aquela peça que está dando o que falar: seja para divertir, emocionar ou refletir. Só conferir os textos e ficar de olho no que tá rolando por aí.

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.