You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Virada Sustentável 2014

Virada Sustentável 2014

Por Flávia Ferreira

De 28 a 31 de agosto a Virada sustentável invade a cidade de São Paulo e incentiva a mobilização colaborativa para a sustentabilidade no Brasil. Com a articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, o objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

Virada_sustentavel_2014-720x460

Em sua quarta edição, a Virada Sustentável reúne centenas de atrações, atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade (biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana, mudanças climáticas e economia verde. As atividades são realizadas simultaneamente em parques e espaços públicos, equipamentos culturais, universidades e escolas, todas gratuitas e abertas ao público.

Dentre as atividades que farão parte da Virada Sustentável está o Mutirão Social organizado pela Rede Social do Centro, no dia 30, a partir das 10h. A nova edição da Rua Cidadã contará com diversos atendimentos, todos gratuitos, além do plantio de 200 mudas de flores ornamentais e uma unidade da árvore Pau-brasil, cedidas pela Secretaria do Verde e Subprefeitura da Sé, que será realizado por 50 pessoas atendidas pelo projeto De Braços Abertos, nos canteiros da Rua Barão de Itapetinga, local do evento.

Após o plantio, os ex-dependentes atendidos pelo projeto da prefeitura vão se apresentar no palco central e além de ajudar na zeladoria urbana no dia. A Rua Cidadã contará com mais de 400 voluntários de todas as áreas, que prestarão serviços diversos às pessoas em situação de vulnerabilidade social e à comunidade local.

O mutirão também vai oferecer uma série de serviços gratuitos à população em situação de rua, moradores da região e às pessoas que circulam pelo centro. A ação terá atendimento ambulatorial, exames preventivos de saúde, emissão de documentos, como RG (1ª via) e Carteira Profissional, corte de cabelo, atividades lúdicas com crianças, orientação jurídica, atendimento do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública Estadual.

Duas tendas farão o apoio às famílias. Uma delas será de acolhimento para familiares e dependentes de drogas que buscam atendimento e vagas para internação. Em outra tenda, profissionais e conselheiros vão orientar sobre o combate e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, com disponibilização de cartilhas e encaminhamento de denúncias.

A Rede Social do Centro nasceu em 2010, a partir da articulação da sociedade civil organizada de diversos bairros da região central em torno da necessidade de suprir a alta demanda de questões sociais da cidade. A iniciativa tem como principal objetivo incluir socialmente a população em situação de rua que circula pelo centro e oferecer serviços para a comunidade local em ações integradas.

Confira a programação completa da Vira Sustentável clicando aqui:

fonte: Virada Sustentável e Catraca Livre

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 180

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top