You Are Here: Home » Editorias » Seriados » Sou seu pai!

Sou seu pai!

Por Cláudia Brandão-Masters

Velho Chico

Drama, choradeira, revolta, mágoa – são estes os sentimentos quando alguém descobre que seu pai é outro, ou que é alguém que sempre existiu mas de longe, ou que você odeia, ou que você ama mas não sabia…

Quantas não são as novelas que têm essa história como pano de fundo? Então, você que está me lendo e se assiste Velho Chico, não pode ter ficado inferente à cena maravilhosa protagonizada pela grande Camila Pitanga quando ela, finalmente, revela aos grandes amores da sua vida (namorado de infância / atual amante e seu filho) de que eles são, pasme-se, pai e filho!

Óbvio que todo o mundo já sabia, desde o começo, e no fundo Santo (Domingos Montagner) já desconfiava, mas o essencial desse momento não é a revelação mas sim a atuação. Que entrega foi aquela? Que Camila é aquela? Uma leoa, uma atriz que conseguiu desabrochar ainda mais. Fiquei arrepiada até à alma e, peço, vejam! Incrível como os três atores conseguiram trazer todo aquele sofrimento até nós e que verdadeiro que foi cada um dos choros, dos gritos, das palavras. Que força há naqueles momentos.

Incrível como vendo essa cena me lembro de outras tantas, também assim. Sempre que há uma revelação bombástica como essa, não há como não se criar uma expectativa gigante. Muita pressão, eu sei, mas é nessas alturas que se percebe o calibre do ator, e olha, dou nota 1000 para todos, até para o (quase) principiante Gabriel Leone (Miguel). Quero muito ver mais!

Engraçado como uma das primeiras cenas que me vêm à mente, é da novela Felicidade (1991) em que apenas no fim, a querida Bia descobre quem é o pai dela, mesmo depois de tanto pedir para sua mãe Helena (Maitê Proença) revelar. Nem preciso ir no Youtube para relembrar o momento – ela corre na pracinha (depois da mãe ter dito que finalmente seu pai ia aparecer para ela) e, depois de contar para Álvaro (Tony Ramos) que os momentos de amor vividos anos antes tinham gerado Beatriz, eles se encontram e choram de emoção, pois no fundo sabiam que a ligação deles era bem mais forte. Lindo e muito meigo… até ouço a música de pai e filha tocando agora. Delicia!

Quem não lembra da grande vilã, a maior dos anos 90, Branca (Suzana Vieira) de Por Amor (1997)?! Ah, e quem não lembra também que o grande amor dela era o Atílio (Antônio Fagundes) e que ela só gostava (e mostrava sem vergonha) que só amava o filho mais velho, Marcelo (Fábio Assunção) por achar que era ele o fruto desse amor? E qual não foi a loucura quando, perto do final, tudo é revelado e os três filhos da Branca fazem o teste de DNA e SUSPENSEEEEE, o filho de Atílio e Branca é Leo (Murilo Benício) que sempre tinha sido deixado para trás pela mãe… UAU. Cena incrível também, porque nem aí Branca sai do pedestal. Aliás, nessa novela, o personagem de Fagundes descobriu que tinha 2 filhos na mesma semana. Aguenta coração, e claro que em ambas as cenas o grande galã foi incrível e inesquecível.

Em Portugal temos várias novelas assim, mas guardo num lugar especial, o momento em que Santiago (Diogo Morgado), na novela Vigança (2007), descobre que seu grande e louco amor tinha um filho deles e que cena é essa! Revolta, briga, beijo, choro…

Faz um favor para mim e para você – vá no Youtube e veja essas cenas. Juro que “Vale a pena ver de novo”, ou ver pela primeira vez. Sempre digo que é no momento alto do drama que o ator mais se entrega e mais se expõem e que bom que assim é. Vou rever todas, já!

Camila Pitanga deu um fôlego a essa novela e que incrível o percurso dela. Imagino o trabalho que é preciso para um ator / atriz chegar naquele momento. Já imaginou?! Seu pai não é seu pai? Aiiii, muita novela – Estou indo abraçar meu pai na vida real e na vida de novela também, porque se tivesse que escolher, escolhia todas as vezes o que eu tenho.

Sobre o Editor

Cláudia Brandão-Masters

Nasci portuguesa mas morei toda a minha vida na China me sentindo brasileira. Sou noveleira a 200%, amo seriados e vivo para ver, ler e sempre saber mais sobre esse mundo. Sou jornalista de formação, assessora de comunicação por vocação, bailarina por paixão e noveleira pela vida! Corro pelo mundo, sempre com os pés na terra e asas na mão.

Número de Postagens : 7

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top