You Are Here: Home » Editorias » Literatura » Simplesmente Acontece

Simplesmente Acontece

Por Dayane Andrade

simplesmente-acontece

Sabe aquele livro que você começa a ler e não para mais? Simplesmente Acontece, da escritora irlandesa Cecelia Ahern e publicado pela editora Novo Conceito no Brasil, é um desses.

A história gira em torno de Alex e Rosie, amigos inesperáveis desde a infância. Contada em forma de cartas, SMS, e-mails, cartões-postais, convites, a narrativa aproxima o leitor do dia a dia desses dois amigos, suas emoções e amizade verdadeira.

Todos imaginaram que Alex e Rosie seriam um casal, mas o destino tinha outros planos pra eles. Alex acaba mudando de Dublin e vai morar nos Estados Unidos. Foi um choque para esses dois amigos, mas eles estavam confiantes de que continuaram inseparáveis, mesmo a quilômetros de distância.

O sonho de Alex é ser médico e tudo parece caminhar para isso quando ele é aceito em Harvard. Já Rosie, que queria gerenciar um hotel, acaba tendo de adiar seu grande sonho de cursar hotelaria na Universidade de Boston, tendo a oportunidade de morar mais próximo de seu amigo, ao descobrir que está grávida.

Sim, Rosie ficou grávida e não foi de Alex. Coisas do destino. O que um voo atrasado pode fazer na vida de uma pessoa. Se Alex conseguisse ter chegado ao baile de formatura, nada disso teria acontecido. Quis o destino que o par de Rosie fosse Brian, um colega de classe que Alex não curtia desde os tempos de criança e, muito menos, a própria Rosie. O que um impulso de raiva pode causar na vida, hein?

Depois disso, a vida de Rosie muda totalmente, a amizade entre ela e Alex fica estremecida, até porque Rosie se esconde por um bom tempo do amigo com vergonha de contar sobre a gravidez. Mas chega um momento que é inevitável. Ao contar para Alex, como era esperado, teve todo seu apoio, tornando-se até o padrinho de Katie.  Quanto à Brian, nunca quis saber do bebê, deixando toda a responsabilidade para Rosie e sua família.

Enquanto Alex vai trilhando uma carreira de sucesso como médico, Rosie se vira em trinta para cuidar da filha, trabalhar e mesmo assim não ter tempo para nada, como estudar, por exemplo, e colocar em prática seu sonho de gerenciar um hotel.

Vida que segue, Alex e Rosie começaram a se relacionar com pessoas diferentes, a ter novos círculos de amizades. Alex até mais do que Rosie. O exemplo disso, é que Alex retoma um relacionamento com uma pessoa da época da escola. Dessa vez, não é só um namorico de criança, eles acabam se casando. Claro que Rosie foi a madrinha!

Rosei também acaba tendo um relacionamento que acaba em casamento. Mas claro que não é nada perfeito como seria se fosse com a pessoa que ela sempre amou na vida, Alex. O mesmo acontece com Alex, que busca em sua esposa, a Rosie que ele sempre amou.

E assim, vai se desenrolando a história. Eu poderia dar muito mais spoilers aqui. Mas, acredito que com esse panorama geral, você já tem uma ideia de como o enredo do livro está estruturado. É um livro maravilhoso, criativo, diferente e que vai prender sua atenção, te deixar angustiado, torcer pela felicidade desse lindo casal, que nasceu para ficar junto. A vida é uma caixinha de surpresa e nem tudo acontece da forma como gostaríamos. O bom de tudo é que o amor sempre vence!

A história ganhou tanto o gosto do público que virou filme. Assista ao trailer aqui. Mas eu se fosse você, leria primeiro o livro e depois completaria assistindo ao filme.

Boa leitura!

Sobre o Editor

Dayane Andrade

Jornalista, pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação. Atualmente sou consultora de mídias sociais. Adoro poesia, clássicos da literatura brasileira e estrangeira. Enfim, um bom livro é sempre uma ótima companhia!

Número de Postagens : 138

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top