You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Qual a ação social de hoje?

Qual a ação social de hoje?

Por Flávia Lezza

Desde que comecei a escrever sobre as ações sociais que acontecem pela cidade eu sempre me perguntei, o que será que você acha delas? Tem alguma que você conheça, mas não sabe como pode ajudar?

Pois é, hoje vou dar algumas dicas de como participar dos projetos do seu bairro ou cidade. Tenho uma pergunta para começar: Quantas vezes você já ajudou alguma instituição, ONG ou programa educacionais, culturais e sociais?

O primeiro passo é saber sobre a história dessas entidades, quando foram fundadas e por quem , qual a missão, os valores e a quem se destina. Depois disso, entre em contato, agende uma visita e vá de coração aberto e ouvido atentos, são nesses lugares que as pessoas mais gostam de falar e, claro, serem ouvidas.

Se a organização contar com doações em dinheiro, mantimentos ou trabalho voluntário, procure se informar ao máximo do que eles mais precisam. Assim, você poderá convidar seus amigos e familiares a participarem também.

Em alguns casos as contribuições precisam ser em quantidades maiores devido ao número de pessoas que se beneficiam. Que tal falar com a padaria, supermercado, hortifruti, loja de materiais de construção do bairro ou da região e pedir que eles separem alguns alimentos, frutas, produtos de limpeza, higiene pessoal, tinta entre outros produtos para doar?

Por que não trocar aquele sábado que você sempre acorda cedo pra lavar o carro, por uma visita a um abrigo, asilo ou orfanato, e tomar café com essas pessoas que querem tanto um novo amigo para conversar e contar histórias?

Algumas entidades no primeiro momento são resistentes a visitas e doações, mas nem por isso você vai deixar de tentar, não é mesmo? Ofereça algo que eles estejam precisando, coisa que não é tão difícil de imaginar. Diga que você, seus amigos e familiares querem ajudar de alguma forma.

Coisas a oferecer:

- Organizar uma festa de aniversário, pode ser mensal ou trimestral;

- Festa de datas comemorativas (Páscoa, Junina, Dia das mães, pais ou crianças, Natal e Ano Novo);

- Café da manhã colaborativo;

- Recreação para crianças com teatro, brincadeiras e jogos;

- Bingo beneficente;

- Dia da saúde, beleza, higiene pessoal.

 Como oferecer:

- Entre em contato com a entidade, fale com a coordenação ou assistência social;

- Crie um folder com informações com o local para doação, data, hora, a quem se destina e os parceiros que ajudaram;

- Convide seus amigos do trabalho, da escola, do bairro e familiares;

- Anuncie em rádios comunitárias a intenção do evento e como fazer doações;

- Organize uma equipe de produção e distribuição;

- Divulgue nas redes sociais e nos jornais do bairro;

- Passe de casa em casa pedindo a colaboração;

Abra a Matraca, participe, comente, divulgue, ajude ao próximo!

=)

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 181

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top