You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Projeto CINEMÃO leva cinema a áreas pacificadas do Rio de Janeiro

Projeto CINEMÃO leva cinema a áreas pacificadas do Rio de Janeiro

Por Flávia Ferreira

Olá leitores, hoje nós vamos conhecer um projeto que está a todo vapor para estrear no Rio de Janeiro. O projeto CINEMÃO - Veículo de Ocupação Tática da Cultura ocupará a partir de 23 de fevereiro espaços públicos marcados pela violência e ausência de aparelhos culturais na capital carioca.

O veículo de ocupação tática da cultura se assemelha ao carro do BOPE. A alusão não é mera coincidência: enquanto o BOPE é chamado para levar segurança a locais extremamente necessitados, o CINEMÃO leva cultura e entretenimento aos locais com falta de uma política cultural permanente e eficaz.

No sábado, o projeto apresentará o documentário ’A batalha do passinho: os muleque são sinistro’, longa metragem vencedor da mostra novos rumos do Festival do Rio 2012. Em seguida, o Cinemão mediará um debate com a participação do diretor e personagens do documentário, além de integrantes da agenda pactuada do Fórum Social Contra o Extermínio da Juventude Negra, promovendo um diálogo com os moradores do Morro da Providência.

Para a exibição dos filmes, o carro é equipado com um super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira. Autor e diretor do projeto, Cid César Augusto, conta que teve a ideia em novembro de 2010, depois da tomada do Complexo do Alemão: “É possível outro modelo de ocupação territorial desses espaços públicos. Acredito cegamente no poder transformador da cultura – arma mais poderosa que o fuzil. E o Cinemão é – em si – um ato político da sociedade e do Cinema Brasileiro.  – disse o cineasta, jornalista e produtor.

Com o objetivo de promover cerca de 280 sessões gratuitas ao longo de 2013, as sessões serão nos fins de semana, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Com o patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú e Cirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das Nações Unidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos – IPP e a Carioca Filmes e Maranduva como produtoras responsáveis, o CINEMÃO fará com que o cinema brasileiro chegue a uma parcela da população com dificuldade de acesso a cultura, seja por razão financeira, locomoção ou barreira cultural.

Serviço: CINEMÃO
Local: Vila Olímpica Gamboa, Morro da Providência
Rio de Janeiro
Data: 23 de fevereiro, sábado
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada Gratuita

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 181

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top