You Are Here: Home » Editorias » Literatura » Oficinas fotográficas realizadas à beira do Rio Cururu viram livro

Oficinas fotográficas realizadas à beira do Rio Cururu viram livro

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

7Imagem “Coletivo Cururu”

Assemelhando-se mais a um continente diante da sua heterogeneidade de raças e culturas e de diversidades sociais, históricas e naturais, nosso Brasil encanta os olhos do mundo todo com suas riquezas tão vastas e distintas ao mesmo tempo.

Quando o assunto é belezas naturais então, há muito mais do que pensamos conhecer para contemplar e desfrutar, tornando-se uma tarefa difícil até mesmo para quem habita próximo de tais belezas. É o caso da Ilha do Marajó, por exemplo, localizada no estado do Pará. Trata-se da maior ilha do Brasil e também a maior ilha fluviomarítima do mundo. Conhecê-la em sua totalidade é um desafio até mesmo para os seus próprios habitantes em razão das longas distâncias e trajetos complicados.

Mas graças a um projeto viabilizado pela 12ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais, esses habitantes tiveram a oportunidade não somente de observar melhor parte da Ilha, como registrar esses momentos por meio da fotografia. É o projeto Cururu, que proporcionou oficinas fotográficas aos moradores do município de Chaves.

O trabalho foi desenvolvido às margens do Rio Cururu, localizado na contra-costa da Ilha, através de um barco boiadeiro adaptado com um laboratório em seu porão. A realização das oficinas resultou na produção do livro “Cururuar”, que será lançado neste sábado (19/10/16) em São Paulo. O lançamento contará com uma roda de conversa onde serão compartilhadas as experiências proporcionadas pelo projeto, assim como as impressões da cultura marajoara surgidas durante o período das oficinas.

Serviço

Roda de Conversa e lançamento do livro “Cururuar”

São Paulo

Data: 19/11/16

Horário: das 16h às 19h

Local: Rua Aurora, 858 – cj. 11, República.

Município de Chaves

Data: 3 de dezembro

Local: Comunidades das vilas Boa Esperança, São Joaquim, Apaiari, São Benedito e Nedi Barbosa

 

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 210

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top