You Are Here: Home » Editorias » Dança » Nucleo Fu Bu Myo In comemora 20 anos com performances na Casa do Sertanista

Nucleo Fu Bu Myo In comemora 20 anos com performances na Casa do Sertanista

Por Antonio Saturnino

Foto: Rogério Ortiz

rio 85

O Núcleo Fu Bu Myo In completa 20 anos desde a sua criação e, para comemorar as duas décadas, apresenta performances fugaku (fu significa vento, e gaku, alegria, caminho da arte) no espaço Casa do Sertanista. Intituladas “Rio Adentro”, “Cada Passo” e “Hikari no mizu ni – Na Água Luminosa”, as apresentações têm início no dia 19 de março e se estendem até o mês de maio. As entradas são gratuitas. Cada um dos três números de dança será apresentado em dois finais de semana, sempre às 15h.

“Rio adentro” abre a temporada, com apresentações nos dias 19 e 20 de março; 2 e 3 de abril; com solo de Ciça Ohno, que tem como tema o fluxo das águas. Na sequência, será o espetáculo “Cada passo”, em dois fins de semana consecutivos, dias 16, 17, 23; e 24 de abril. Inspirada na prática do Zazen – meditação Zen Budista –, revela a busca do caminhar com as próprias pernas, com Fernanda Mascarenhas; Toshi Tanaka, que também é diretor do núcleo, encerra o projeto com uma releitura de “Hikari no mizu ni – Na água luminosa”, nos dias 30 de abril e 1, 14 e 15 de maio. O trabalho investiga a vida da palavra no corpo, originando a dança, o canto e ao sho (caligrafia).

A escolha do espaço tem como objetivo resgatar uma sabedoria baseada na sensação corporal de vento, perdida pelo processo de modernização e consequente mecanização dos movimentos. “As paredes de taipa de pilão, o chão de terra batida e a luz natural são um cenário bastante propício para abrigar as performances que resgatam esses valores”, afirma. A Casa do Sertanista, uma das casas-Museus da cidade, foi construída em meados do século XVII, no Bairro do Caxingui, zona oeste de São Paulo.

Além das apresentações, serão oferecidas, no mesmo local, oficinas gratuitas relacionadas com o processo de criação das performances: “Corpo de barro”, ministrada por Ciça Ohno, no dia 22 de março, e “A escuta do movimento”, por Fernanda Mascarenhas, no dia 5 de abril, ambas no período das 9h às 13h.

Serviço: Projeto Corpo de Vento – 20 anos do Núcleo Fu Bu Myo In
Onde: Casa do Sertanista
Praça Dr. Enio Barbato – Caxingui
Quando: “Rio adentro”, de Ciça Ohno (dias 19 e 20/3; 2 e 3/4)
“Cada passo”, de Fernanda Mascarenhas (dias 16, 17, 23 e 24/4)
“Hikari no mizu ni – Na água luminosa”, de Toshi Tanaka (dias 30/4, 1, 14 e 15/5)
Quanto: Grátis
Informações: 3726-6348

Oficinas
“Corpo de Barro” – Ciça Ohno
sobre o processo criativo da performance “Rio adentro”
Dia 22/3, das 9 às 13h

“A escuta do Movimento” – Fernanda Mascarenhas
sobre o processo de criação da performance “Cada passo” baseado na prática do Zanzen e do Do-ho
Dia 05/4, das 9 às 13h

Sobre o Editor

Antonio Saturnino

Atleta frustrado, jornalista por formação e "cantor" de karaokê nas horas vagas. Sou apaixonado pelas diversas manifestações artísticas, porém com uma relação mais íntima com a música. É ela quem dá ritmo à minha vida e se encarrega de escolher a trilha sonora adequada para cada momento.

Número de Postagens : 372

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top