You Are Here: Home » Editorias » Exposição » Museu do Perfume: um espaço de muitos aromas

Museu do Perfume: um espaço de muitos aromas


Por Mariana Bernun

Olá matraqueiros, o sábado chegou e eu estou duplamente feliz, primeiro por encontrar com vocês e segundo pela nossa inauguração no facebook em comemoração aos 10 mil views. Bom, mas vamos ao que interessa o assunto de hoje é “cheiro”!

Cheiro é algo bem peculiar, sempre um aroma lembra um determinado lugar, uma situação ou uma pessoa. É impressionante como o cheiro aguça tantos outros sentidos como a fome, saudade, desejo, tristeza, alegria, enfim, o cheiro  é um ativador de sentimentos.

Para entender mais sobre a magia dos aromas deparei-me com uma exposição bem curiosa onde o olfato é o ator principal. Estou me referindo ao “Espaço Perfume Arte + História”, local onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história das fragrâncias desde os primórdios.


A mostra relata parte dos cinco mil anos de existência dos perfumes, curiosidades dos aromas e sua estreita ligação com a moda. Entre as peças de destaque está um dos primeiros lança-perfumes brasileiros, um frasco de colônia que pertenceu a Napoleão Bonaparte e uma maquina vinda da França, Scentys, que dá a todos um resgate da memória olfativa com vídeos explicativos e aromas que são liberados simultaneamente.

Quem sempre olhou para um perfume, simplesmente como um líquido com cheiro, ao comparecer à exposição vai mudar completamente o conceito do produto e perceber que existe uma verdadeira arte por trás de cada essência.  Além desta dica de exposição, já que o assunto é aroma, assista também ao filme “Perfume – A História de Um Assassino”, trama intrigante com um aroma que só vendo para decifrar. Ótimo sábado matraqueiros!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=hIOPjGQh9Oc&feature=player_embedded#at=13]

Serviços: Espaço Perfume Arte + História
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110 – bairro Perdizes – São Paulo – SP
Preço: Gratuito
Horário: terça a sábado (exceto quinta) das 10h às 18h; quinta das 10h às 20h; domingo das 12h às 18 h (Última entrada em todos os dias – 40 minutos antes do fechamento)

Sobre o Editor

Mariana Bernun

Jornalista e publicitária. Amante de esporte e cultura e Blogueira no Matraca Cultural! @maribernun

Número de Postagens : 111

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top