You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Movimento #diadedoar terá pela primeira vez apoio internacional da campanha #GivingTuesday

Movimento #diadedoar terá pela primeira vez apoio internacional da campanha #GivingTuesday

Por Flávia Ferreira

 Segunda edição, que acontece no dia 2 de dezembro, entra na reta final e já possui mais de 400 participantes, em 21 Estados

Na próxima terça-feira, 2 de dezembro, o Brasil vai incentivar a doação. O movimento #diadedoar convida a todos a participar das atividades e celebrar a generosidade. Indivíduos, famílias, empresas e organizações podem doar dinheiro, tempo, conhecimento, influência e objetos para apoiar o fortalecimento das organizações do Terceiro Setor.

Em dois anos o movimento ganhou repercussão internacional e passou a ser realizado em outros países, como Nova Zelândia, Canadá, Israel, Austrália, México, Singapura, Reino Unido e é claro, no Brasil. Aprofundar a conversa sobre doações, ampliar o conhecimento sobre o assunto com a comunidade global e engajar uma nova geração de doadores são os três pilares do movimento internacional.

diadedoar

No Brasil, o #diadedoar aconteceu pela primeira vez em 2013, e, neste ano, com o apoio do Movimento por uma Cultura de Doação, as ações ganha força. Para participar do #diadedoar é muito fácil. Quem quer ser embaixador do movimento para divulgar a causa ou organizar uma ação especial, precisa se cadastrar no site e descrever o que será realizado no #diadedoar. Na página também há ideias para ações, material gráfico para download e um infográfico que explica o movimento. O conteúdo é livre, pode ser baixado e utilizado por todos os que apoiam a causa.

Como sabemos, a Black Friday e a Cyber Monday são eventos que os brasileiros aproveitam os super descontos no varejo e nas lojas virtuais, seguindo as promoções feitas nos Estados Unidos após o feriado de Ação de Graças. E com o apoio da Fundação das Nações Unidas, uma organização nova-iorquina chamada 92Y, decidiu incorporar mais uma data ao calendário, o #GivingTuesday, estimulando os americanos a doarem dinheiro para organizações. Como não poderia ser diferente, no Brasil temos o #diadedoar e não podemos ficar de fora dessa ação.

Listamos abaixo algumas ações do #diadedoar pelo Brasil. Participem!!!

- A Banco de Alimentos fez uma parceria com o restaurante Mangiare, em São Paulo, e realizará um coquetel beneficente no dia 2 de dezembro, quando também celebrará seus 15 anos de fundação. Toda a renda obtida com a venda dos convites será revertida para a organização.

- A Santa Casa de Maringá, no Paraná, envolveu toda a cidade pelo #diadedoar. Além de ter instalado um outdoor para pedir doações, promoveu o lançamento municipal da campanha, com apoio formal da arquidiocese da Igreja Católica na região.

- A indústria da construção civil aderiu ao #diadedoar em várias partes do país. Os Sindicatos das Indústrias da Construção Civil dos Estados do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão promovendo ações para pedir doações para o dia 2 de dezembro, escolhendo organizações locais para recebê-las.

- O Instituto Avon está articulando o #diadedoar junto aos seis mil funcionários da própria Avon. Além de realizar atividades especiais no dia 2 de dezembro, vai doar produtos para organizações da sociedade civil.

- Na cidade de Senhor do Bonfim, na Bahia, as organizações Ai.Bi Brasil – Associação Amigos das Crianças, APAC – Associação Parceira das Crianças, a Pastoral da Criança e AESB – Associação de Equoterapia de Senhor do Bonfim vão fazer um ação no #diadedoar pedindo doações no centro da cidade.

- A FECAP, centro universitário em São Paulo, promoverá o #diadedoar para seus milhares de alunos. No dia 2 de dezembro a instituição vai arrecadar brinquedos para doar a uma organização do bairro da Liberdade, em São Paulo, onde está sua principal unidade.

- Várias APAES estão participando do #diadedoar: Água Boa (MG), Itanhaém (SP), Jundiai (SP), São Paulo (SP), Salvador (BA), Três de Maio (RS) e Uberlândia (MG).

- Em Goiânia, a ACCG – Associação de Combate ao Câncer em Goiás, que mantém o Hospital Araújo Jorge, está incentivando seus apoiadores a realizar bazares para levantar recursos para o hospital e fazer as doações no #diadedoar.

- O Centro Mineiro de Alianças Intersetorias mobilizará a sociedade de Minas Gerais para promover o #diadedoar, realizando um grande bazar cujos recursos levantados serão utilizados para fortalecer as organizações da sociedade civil de Belo Horizonte.

- O Instituto Jurumi, de Brasília, está realizando uma campanha no #diadedoar para levantar recursos para a proteção do tamanduá bandeira, cuja existência está em perigo no cerrado brasileiro.

- O Move Rio, associação criada para engajar indivíduos com projetos sociais para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, está promovendo o #diadedoar no Estado, divulgando a campanha para toda sua base social e incentivo as pessoas a doar no dia 2 de dezembro.

- A Amor em cartas, um organização sem fins lucrativos que tem como missão resgatar o poder do amor e promover o bem ao próximo escrevendo cartas, vai enviar mensagens para todo o país, articulando seus 500 voluntários, para promover o #diadedoar.

- A Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig, uma das maiores empresas de energia elétrica do país, está promovendo o #diadedoar para os funcionários da empresa e de toda a holding e vai coletar doações no dia 2 de dezembro, para serem encaminhadas a organizações da sociedade civil de Minas.

- O escritório Koury Lopes Advogados, de São Paulo, vai mobilizar doações de todos os seus funcionários, clientes e parceiros para doar a uma organização da sociedade civil no dia 2 de dezembro.

Canais oficiais

Facebook - https://www.facebook.com/diadedoar
Twitter - https://twitter.com/diadedoar
Youtube - http://youtu.be/8033r94OxNI

Acompanhe o GivingTuesday pelo mundo:
http://www.givingtuesday.org/global/

Movimento por uma Cultura de Doação:
https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 180

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top