You Are Here: Home » Editorias » Mostra traz a arte de criar com lego em 83 obras expostas na Oca

Mostra traz a arte de criar com lego em 83 obras expostas na Oca

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

20161005_172805Foto Mariana Mascarenhas 

Uma conjunção de obras de arte altamente pixeladas: esta é a percepção visual causada em quem vai à Oca do Ibirapuera conferir a exposição The Art of the Brick, presente no local desde o dia 11 de agosto de 2016. Mas não se trata de imagens em pouca resolução; o que parece serem pixels formando esculturas artísticas são, na verdade, blocos de lego montados minuciosamente, reproduzindo com perfeição esculturas incríveis, retratadas até os mínimos detalhes somente por meio das pecinhas deste famoso brinquedo de montar.

O responsável pela criação destas façanhas é o norte-americano Nathan Sawaya, que teve a ideia de montar esculturas feitas com lego como uma forma de aliviar o stress do seu trabalho. O sucesso de suas montagens levou Sawaya, que era advogado, a abandonar a carreira corporativa e investir na área artística.

Na exposição que está na Oca é possível contemplar 83 obras do artista – ocupando um espaço de 1.771 metros quadrados do museu –  que juntas exigiram a utilização de mais de 1 milhão de peças lego para que fossem criadas.

Dentre as criações expostas é possível se deparar com as diversas facetas do artista e suas transições entre o stress do seu trabalho, que parecia aprisioná-lo, para a descoberta de um novo Sawaya voltado à criatividade artística. Relações brilhantemente abordadas em criações como “Self”, que traz a reprodução do advogado vestido de terno e gravata, com um semblante triste e, de dentro dele, um outro homem saindo do seu peito, indicando a revelação do seu “eu artístico”.

20161005_175559“Self”/ Foto Mariana Mascarenhas

Outro destaque é “Hanging on the Edge”, que traz a reprodução de um homem dependurado, indicando ser o próprio Sawaya, o qual nos faz uma reflexão se, em algum momento da nossa vida, já não ficamos em tal posição, pendurados por um fio, com medo de despencar. Não há como deixar de citar “Yellow”, a criação mais famosa do norte-americano que traz a construção de um indivíduo com o peito aberto, do qual saem diversas peças de lego, representando a abertura para o mundo e a “metamorfose vivida por Sawaya ao longo de sua trajetória”, segundo ele mesmo afirma.

20161005_180217“Hanging on the Edge” / Foto Mariana Mascarenhas

20161005_181719

“Yellow”/ Foto Mariana Mascarenhas

Além das reproduções originais, os visitantes podem apreciar obras artísticas já consagradas feitas de lego como “O Pensador”, de Rodin, “O Grito”, de Edvard Munch, “O Beijo”, de Gustav Klimt, “Vênus de Milo”, “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, “Davi”, de Michelangelo, entre inúmeras outras, além da reprodução de um tiranossauro rex gigante.

20161005_182314

“Vênus de Milo” / Foto Mariana Mascarenhas

20161005_182816

“O Beijo” / Foto Mariana Mascarenhas

E quem também desejar exercitar o seu “eu” artístico, a mostra ainda conta com um espaço interativo que permite ao público montar blocos de lego.

The Art of the Brick já passou por EUA e pela Europa, e sua chegada a São Paulo marcou a estreia na América Latina, totalizando um público de mais de 10 milhões de pessoas que já conferiram de perto a arte de criar com lego.

 Serviço:

Exposição The Art of the Brick

Oca Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera - São Paulo – SP

Telefone: (11) 3241 1081

Terça a domingo, das 11h às 20h. Bilheteria até às 19h.

R$ 20,00 (inteira)

Até 30 de outubro de 2016

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 210

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top