You Are Here: Home » Editorias » Mostra fotográfica marca lançamento de obra sobre a zona rural brasileira

Mostra fotográfica marca lançamento de obra sobre a zona rural brasileira

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

Book_SC_30x30_14-03-16-FINAL.inddFoto: Fábio Teixeira 

Quem habita as famosas megalópoles brasileiras conhece muito bem o ritmo frenético e irrefreável que domina estas regiões: tráfego intenso, pessoas correndo de um lado para o outro e, mesmo quando não se está com pressa, acaba sendo “engolido” pela velocidade de cidades que nunca dormem. Para quem já nasceu “urbanoide” – expressão utilizada para designar aqueles que habitam regiões urbanas e não se adaptam a outros lugares – ou mesmo se tornou um após adaptar-se à urbanização, o meio rural soa como algo muito distante, o qual se conhece vagamente pelos noticiários, livros ou filmes.

Mas a questão é que há tempos a zona rural do Brasil deixou de ser algo mais primitivo e atrasado, muito pelo contrário, mesmo com o intenso processo de urbanização e industrialização, os avanços tecnológicos, entre outros, também chegaram ao campo, permitindo que o Brasil se destacasse mundialmente no setor do agronegócio.

Há ainda outro fator que mudou consideravelmente e que, infelizmente, ainda é visto por alguns urbanoides como primitivo e aquém dos centros urbanos, que são as relações e desenvolvimentos sociais. Contrariando essa visão urbanística sobre os ruralistas, cinco jovens fotógrafos circularam por comunidades rurais de nove estados do Brasil com um olhar mais rebuscado para registrar, através de suas lentes fotográficas, a realidade do “novo rural” brasileiro.

Cada jovem visitou duas localidades, permanecendo uma semana em cada uma delas, gerando um resultado de imagens incríveis que parecem ganhar a vivacidade da intensidade dos olhares e situações registradas. Todo este trabalho foi reunido num livro de fotografias de caráter documental e artístico sob a curadoria do fotógrafo e cientista social, Gustavo Stephan, e autoria dos cinco fotógrafos: Ratão Diniz, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, AF Rodrigues e Valda Nogueira.

Book_SC_30x30_14-03-16-FINAL.indd

Book_SC_30x30_14-03-16-FINAL.indd

Fotos: AF Rodrigues

Realizada com patrocínio da Souza Cruz, a obra será lançada nesta quinta-feira (02/06) no Museu de Arte do Rio – MAR – das 10h às 17h. O lançamento será aberto ao público e contará com uma exposição de fotos. A edição do livro será limitada a 3 mil exemplares, sendo parte destinada a bibliotecas rurais do Brasil.

A obra revela-se como uma ótima oportunidade de mostrar ao país a sua verdadeira identidade rural, marcada por um povo que, assim como os urbanos, procuram se reinventar e se atualizar, e cujo olhar pode estar mais próximo da cidade do que se imagina. E, como muitas de suas fotografias revelam, traze uma alegria cultivada nas simples atividades do dia a dia por um povo que demonstra saber bem onde encontrar a chave da felicidade verdadeira.

Serviço:

Lançamento da Obra Identidades Rurais e exposição

Data: 02/06/2016

Horário: das 10h às 17h

Local: MAR – Museu de Arte do Rio

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro

Entrada gratuita

 

 

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 206

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top