You Are Here: Home » Editorias » Teatro » Maria do Caritó em busca do amor aos 50 anos

Maria do Caritó em busca do amor aos 50 anos

Por Antonio Saturnino

O nascimento de Maria teria sido um verdadeiro milagre. Sua mãe morrera durante o parto e, como promessa pela vida da nossa protagonista, o pai dela a prometeu em casamento para São Djalminha. Por esta razão, ela deveria permanecer casta e guardar sua virgindade para o dia do matrimônio com o santo. Esse é o contexto da deliciosa comédia Maria do Caritó, protagonizada por Lilia Cabral, em cartaz no teatro FAAP até dia 16 de dezembro.

Com quase 50 anos, virgem, Maria deixa de cultuar seu “pretendente” e, secretamente, gasta todo seu tempo invocando um outro santo – Santo Antonio – na esperança de encontrar um marido ainda em vida. Em sua pequena cidade no sertão pernambucano, onde o sagrado e o profano se encontram, muitos acreditam que a moça casta seja capaz de realizar milagres, curar doenças, ressuscitar mortos, e é praticamente beatificada pelos fiéis.

A chegada do circo na cidade, dá novo gás em sua busca pelo matrimônio. Sob a lona, Maria mostra que não tem vocação para artista, palhaça e, muito menos, para santa. “Ela se equilibra no duplo feminino, virgem e mundana, santa e palhaça, arquétipo-brincalhão de um feminino desdobrado. Força que uma virgem e uma artista traduzem no imaginário do povo. Maria do Caritó é uma e heroína incansável”, diz Newton Moreno, autor do texto da peça.

A produção ainda conta com belo elenco, que garante boas gargalhadas do início ao fim, e se consolida com grande sucesso de crítica e público. O espetáculo foi vencedor do Prêmio Arte Qualidade Brasil 2010 nas categorias Diretor, Atriz e Espetáculo, e foi indicado em seis categorias do Prêmio Shell 2010: direção, texto, atriz, cenografia, trilha sonora e figurino e vencedor na categoria Direção.

Ficha Técnica:

Texto: Newton Moreno
Direção: João Fonseca
Elenco: Lilia Cabral, Eduardo Reyes, Fernando Neves,
Silvia Poggetti e Dani Barros

Serviço:

Maria do Caritó
Onde:
Teatro Faap (Rua Alagoas, 903, Higienópolis)
Telefone: (011) 3662-7233
Quando: Sexta: 21h30 / Sábado: 21 h / Domingo: 18 h
Ingresso: R$ 30/R$ 80.

Sobre o Editor

Antonio Saturnino

Atleta frustrado, jornalista por formação e "cantor" de karaokê nas horas vagas. Sou apaixonado pelas diversas manifestações artísticas, porém com uma relação mais íntima com a música. É ela quem dá ritmo à minha vida e se encarrega de escolher a trilha sonora adequada para cada momento.

Número de Postagens : 375

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top