You Are Here: Home » Editorias » Literatura » O Retorno do Jovem Príncipe e adeus 2011

O Retorno do Jovem Príncipe e adeus 2011

por Fernanda Beziaco

Ok. Eu consegui ler um ultimo livro antes de fecharmos o ano, não foi o 1984 como eu queria e sim O Retorno do Jovem Príncipe, de A.G.Roemmers.

Preciso dizer que ele voltou, mas não me cativou tanto assim como as propagandas fizeram questão de anunciar.

Nesta chamada continuação de O Pequeno Príncipe você quase não reconhecerá o próprio. Então queridos leitores, sinto em desapontá-los ao dizer que este não é um dos bons livros que já li.

Apesar de a ideia de puxar o gancho da história original para criar o retorno do Pequeno Príncipe ser boa, Roemmers não conseguiu trazer a sutileza nas mensagens de “valor” ou nas “morais” que o livro se propõe. É um livro rapido, na categoria autoajuda e sem grandes momentos.

Os dialogos são longos, muitas vezes confusos e cansativos. O que tirou um pouco do encantamento que eu esperava ao ler. Afinal, O Pequeno Príncipe é um livro charmoso. Já O Retorno do Jovem Príncipe é um livro e ponto.

O autor consegue em 102 páginas levantar todos os topicos mais polemicos, cliches e obvios em um livro de autoajuda, em um livro de moral.

Religião, política, sociedade que vive sob regras e disciplinas, falta de amor, falta de perdão, pobreza, injustiças, abandono, natureza, etc…etc…etc…

O problema não é colocar esses temas em questão, o problema é não desenvolve-las da melhor forma e, para mim, Roemmers deixou a desejar. Podia ter explorado muito mais a volta do Pequeno, agora Jovem Príncipe.

Foram poucos os momentos em que a leitura me agradou e mesmo assim não houve a profundidade que eu esperava no desenvolvimento da ideia para o retorno.

É pessoal, fecho 2011 com a leitura do fino e opaco livro “O Retorno do Jovem Príncipe”. Em 2012 teremos muitos livros por aqui (assim espero) e conto com vocês para novas sugestões.

Uma excelente virada de ano para todos vocês e nos vemos aqui na proxima sexta ^^

Bjos da Fê!

Sobre o Editor

Fernanda Beziaco
fernanda@matracacultural.com.br

"Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos" - Carlos Drummond de Andrade

Número de Postagens : 70

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top