You Are Here: Home » Editorias » Cinema » George Méliès, criador do cinema fantástico, ganha mostra no MIS

George Méliès, criador do cinema fantástico, ganha mostra no MIS

Por Juliana Maffia

Começa amanhã (03/07) a mostra George Méliès, mundo mágico do cinema, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o MIS. Com o objetivo de mostrar um pouco mais deste cineasta francês, o evento, que ocupa dois andares do museu, será dividido em seis partes que apresentam a trajetória do artista, desde sua vida como mágico até suas criações como diretor de cinema.

Ao longo de sua carreira, Méliès fez mais de 500 filmes. Ele descobriu a possibilidade de usar stop motion para criar ilusões. Ou seja, o cineasta francês criava efeitos especiais antes mesmo da virada do século, tudo isso com seu conhecimento de mágica e do teatro. Pode-se dizer que seus filmes eram mais parecidos com peças teatrais, mas ajudaram, e muito, a desenvolver o cinema que temos hoje.

Para a mostra o MIS separou onze de seus filmes, que serão projetados nas paredes do museu. O mais famoso deles, Viagem à Lua (1902), será exibido dentro de uma nave espacial, inspirada no filme e criada especialmente para a exposição no Brasil.

Méliès voltou a chamar atenção recentemente, quando teve parte de sua história usada para compor o enredo de A Invenção de Hugo Cabret (2011), longa de Martin Scorcese. Tanto no filme como na vida real, o diretor foi esquecido e deixou de fazer filmes, para ser encontrado, anos depois, trabalhando como vendedor de brinquedos na estação de Montparnasse, em Paris.

Serviço:
Georges Méliès, mágico do cinema
Data de 3 de Julho a 16 de setembro
Horário terças a sábados, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Local Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo)
Mais informações no site do MIS: www.mis-sp.org.br.

Sobre o Editor

Ju Maffia
juliana@matracacultural.com.br

Formada em jornalismo, trabalhadora braçal da área de Social Media. Poderia passar o dia assistindo um filme atrás do outro. Mas essa vida não tá facil pra ninguém ;) Também adoro conversar sobre filmes que vi/curto então abusa da caixinha de comentários!

Número de Postagens : 220

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top