You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Fundação lança campanha sobre mitos da doença no Dia Mundial Contra o Câncer

Fundação lança campanha sobre mitos da doença no Dia Mundial Contra o Câncer

Por Flávia Ferreira

A Fundação do Câncer lança campanha online pelo Dia Mundial Contra o Câncer, celebrado em 4 de fevereiro. Criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), a data chama a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos.

A Fundação do Câncer foi criada em 1991, em prol da prevenção e do controle do câncer. É uma instituição sem fins lucrativos que capta recursos e investe em diagnóstico, tratamento, programas e projetos como Transplante de Medula Óssea e de Sangue de Cordão Umbilical, Cuidados Paliativos, Prevenção e Vigilância, Pesquisa, Educação e Ensino em Câncer.

Referência em prevenção, tratamento e controle do câncer em todo o país, a Fundação tem como missão promover ações estratégicas para o controle do câncer em benefício da sociedade e apoiar o Inca e todas as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer.

04-02-2015 FDC-DIA-MUNDIAL-DO-CANCER-2014-CAPA-02

Na campanha do Dia Mundial Contra o Câncer são abordados quatro mitos dos quais as pessoas devem ter conhecimento e tentar ao lado de amigos e familiares. São eles:

Mito 1: Não é necessário falar sobre câncer
Na verdade, ainda que seja um tema difícil de tratar, abordar a doença abertamente pode melhorar os resultados tanto individualmente quanto numa comunidade e no acesso às  políticas públicas.

Mito 2: Não existem sinais nem sintomas de câncer
Para muitos tipos de câncer, existem sinais e sintomas e as vantagens da detecção precoce são indiscutíveis. É importante que cada pessoa e os profissionais de saúde sejam preparados e conscientes e estejam capacitados para reconhecer os sinais e sintomas da doença.

Mito 3: Não há nada que se possa fazer a respeito do câncer
Um terço dos vários tipos de câncer são possíveis de serem prevenidos com estratégias corretas e políticas públicas de saúde. A adoção de um estilo de vida saudável, como não fumar, beber com moderação, evitar alimentos processados e industrializados e fazer exercícios regulamente, é o meio de prevenir a doença da forma mais eficaz.

Mito 4: Não tenho direito de receber atenção para o câncer
Todas as pessoas têm direito a fazer tratamento contra o câncer e ter acesso aos serviços de saúde que sejam comprovados e eficazes, e em igualdade de condições para evitar sofrimento. O câncer não é apenas uma questão de saúde, mas também traz consequências sociais, econômicas, de direitos humanos e é uma barreira importante para os países alcançarem um desenvolvimento inclusivo e equitativo.

As peças serão postadas no site, Facebook e Twitter da Fundação e de seus parceiros.
Facebook – facebook.com/fundacaodocancer
Twitter – twitter.com/fdocancer

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 178

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top