You Are Here: Home » Editorias » Cinema » Festa da Francofonia traz a cultura francesa para Sampa

Festa da Francofonia traz a cultura francesa para Sampa

 Por Mariana da Cruz Mascarenhas

O Porto

Filme Francês “O Porto

Até o dia 8 de abril de 2017 você poderá se sentir mais próximo(a) da França sem sair de São Paulo, pois acontece a Festa da Francofonia 2017, que leva até você diferentes atividades relacionadas à cultura francesa em diversos locais de São Paulo.

Em seu sexto ano, esta edição da festa começou no dia 14 de março e acontece neste período em razão do dia internacional da Francofonia, celebrado em 20 de março. A data foi instituída com a missão de promover a língua francesa e a diversidade cultural, assim como apoiar a educação, os direitos humanos e cooperar com o desenvolvimento duradouro e a solidariedade.

Com música, cinema, teatro, exposição, gastronomia, literatura e muitas outras atividades, o evento é um atrativo para os apaixonados e conhecedores da França e um convite a quem possui curiosidade e desejo de se aprofundar no mundo francófono pela primeira vez.

 O Porto

 No último sábado (25/03/17) o Matraca Cultural assistiu no Sesc Vila Mariana, ao filme francês O Porto. Com direção de Ari Kaurismaki, o longa narra a história de um engraxate de sapatos, morador da cidade portuária francesa de Havre, que muda sua rotina quando um menino negro, vindo da África, cruza seu caminho. Com o objetivo de ir a Londres, o pequeno imigrante precisa desviar-se da polícia que o está perseguindo e para isso ele conta com a ajuda do engraxate, que tentará ajudá-lo, ao mesmo tempo em que sua esposa está internada no hospital com uma doença grave.

Com cerca de 93 minutos de duração, a produção é estática e sem grandes nuances, mas pode atrair pela simplicidade e desenrolar do conflito, além de chamar a atenção para um tema que está em grande evidência atualmente, a situação atual dos imigrantes que tentam se estabelecer na Europa, com a esperança de uma vida melhor.  O filme será exibido novamente nesta sexta, 31/03, no Sesc Vila Mariana, às 20h.

Acompanhe a programação completa do evento clicando aqui

http://www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp/index.html

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 199

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top