You Are Here: Home » Editorias » Está de férias? Confira dicas de museus para toda a família

Está de férias? Confira dicas de museus para toda a família

Por Mariana da Cruz Mascarenhas

Museu-Casa-de-Portinari

Museu Casa de Portinari

O mês de julho já chegou e, para muitas famílias, esse é um período de descanso, férias e de liberdade de todas as preocupações, ou melhor, de parte delas já que uma dúvida paira sobre a cabeça de muitos: “O que fazer nas férias? ” / “Para onde ir? ” / “Qual a melhor programação a seguir? ”.

Pensando nisso, a Feambra (Federação de Amigos de Museus) preparou uma programação cultural especial para quem deseja conhecer alguns museus não somente da capital paulistana, como também de outras partes do Brasil. Há opções para todas as faixas etárias. Confira:

Museu de Arte Sacra – sábados, até 30 de julho. 14 às 17 horas. São Paulo/SP: o museu convida para as oficinas temáticas: Desenho de Figura Humana, Desenho de Paisagem/Arquitetura, Desenho de Natureza e Desenho de Moda.  Será inaugurada no dia 8 de julho a exposição do Sr. Ladi Biezus que irá integrar o acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida, com imagens paulistas do século XVII de arte colonial.

www.museuartesacra.org.br

Museu Oceanográfico do Instituto Oceanográfico/USP – até 31 de julho, de terça a sexta. 9 às 17 horas. São Paulo/SP: o público poderá visitar o acervo e o sistema Science on a Sphere.

www.io.usp.br

Museu Republicano – até 31 de julho. Itu/SP:  o museu oferece oficinas de azulejos, música, troca de livros, filmes, contação de histórias e visitas às exposições.

www.mp.usp.br

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre – até 29 de julho. Tupã/SP: oficinas de adorno indígena para cabelo, confecção de bolsa com dobradura de jornal, confecção de colar, brincos e presilhas indígenas, arte em sucata, confecção de pipas, desenho às cegas, contação de história, modelagem às cegas e passeio cultural à Varpa.

www.museuindiavanuire.org.br

Museu Afro Brasil – 31 de julho. São Paulo/SP: brincadeiras tradicionais congolesas, tendo como ponto de partida as visitas mediadas à exposição de longa duração. www.museuafrobrasil.org.br

Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro – até 31 de julho. Campos do Jordão/SP: atividades diárias e gratuitas voltadas ao público de todas as idades. O projeto contará com oficinas de culinária, artesanato, dança, música e de preservação ambiental, além de ações em parceria com o Museu do Café de Santos.

http://www.museufelicialeirner.org.br/

Museu Casa de Portinari – até 31 de julho. Brodowski/SP: atividades inspiradas nas tradicionais brincadeiras de rua promovem a socialização do público e prometem gastar a energia das crianças no Museu Casa de Portinari.

http://museucasadeportinari.org.br/

Instituto Butantan – de 19 a 31 de julho. São Paulo/SP: atividades voltadas para toda a família, com atrações interativas, histórias e expedições pelo parque.

http://www.butantan.gov.br/

Museu dos Brinquedos – até 31 de julho. Belo Horizonte/MG: o museu terá Laboratório de Experiências Divertidas, Oficina de Brinquedos Científicos, exposições de brinquedos, muitas brincadeiras e Colônia de Férias.

http://www.museus.gov.br/tag/ferias/

Museu do Futebol – de 21 de julho a 2 de agosto. São Paulo/SP: promove oficinas, atividades educativas, teatro e contação de histórias. As atividades serão realizadas de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e são gratuitas.

http://www.museudofutebol.org.br/visite/ferias-museu-4/

Museu Nossa Senhora Aparecida – até 31 de julho. Aparecida/SP:  realiza visitas monitoradas pré-agendadas, com explicações detalhadas a respeito do acervo do museu, assim como a história do encontro da imagem e o desenvolvimento da obra do Santuário Nacional. Trajetos ao Mirante e a dois andares de museu situados na Torre Brasília do Santuário Nacional (Torre do Relógio). Ingressos: R$ 6,00 a entrada inteira e R$ 3,00 a meia entrada para estudantes com carteirinha, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 a 12 anos. Portadores de necessidades especiais e religiosos não pagam.

http://www.a12.com/

Museu da Casa Brasileira – 23 e 30 de junho, quintas-feiras, às 10h30. São Paulo/SP: em uma proposta de interação com os transeuntes, na calçada em frente ao museu, a artista Helena Kuasne desenhará a casa dos participantes a partir de uma descrição afetiva ou uma fotografia. A ideia é que o público contribua com o principal tema do museu: a casa brasileira. Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.

http://www.mcb.org.br/pt-BR

Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) – de 11 a 30 de julho, exceto aos domingos. São Paulo/SP: o público poderá fazer a trilha das Fontes do Ipiranga, das 9 às 16 horas, e visitar o Planetário em sessões às 11 e às 14 horas. Grupos com mais de 10 pessoas devem fazer agendamento prévio.

www.parquecientec.usp.br

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 199

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top