You Are Here: Home » Editorias » Cinema » Especial Virada Cultural 2012 – Cinema

Especial Virada Cultural 2012 – Cinema

Por Juliana Maffia

Nada como poder escolher entre uma porrada de filme, entrar num cinema sem rumo e ver no que vai dar.Quem não faz isso durante a Virada Cultural, deveria, são muitos cinemas (uns próximos dos outros) e uma diversidade incrível de filmes para assistir. Abaixo eu mando uma listinha com filmes que devem ser ressaltados, não dá pra listar tudo o que vai rolar no final de semana da Virada, mas já dá para vocês terem uma boa ideia do que poderão escolher.

A Boca do Lixo está no Cine Windsor:

Localizado em uma das avenidas mais conhecidas no centro de São Paulo, o Cine Windsor estará aberto ao público durante a Virada Cultural. O Cinema irá exibir clássicos da Boca do Lixo, filmes que produzidos na década de 1960, na capital Paulista. Entre os filmes que poderemos assistir estão O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla; Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), de Mojica Marins; e O Pornógrafo (1970), de João Callegaro.

Cantando e dançando no Cine Olido:

Para homenagear o centenário do grande ator e diretor, Gene Kelly, o Cine olido preparou uma programação especial para o próximo final de semana. São 24 horas de filmes dirigidos, estrelados ou coreografados por ele. Kelly fez sucesso na época em que os musicais reinavam em Hollywood, mas ele é sempre lembrado por seu filme mais famoso, Cantando na Chuva (1952) dirigido em conjunto com Stanley Donen. Sábado a meia noite este clássico passa no Olido. Alguns outros filmes que serão exibidos:  O Pirata (1948), Sinfonia de Paris (1951)  e A Lenda dos Beijos Proibidos (1954), todos dirigidos por Vincente Minnelli.

O que tem de novo na Virada?

A programação cinematográfica da Virada não será apenas de clássicos. Três longas têm pré-estreia programada para o próximo final de semana. No Cine Dom José, o público assistirá Vou Rifar Meu Coração, documentário sobre a música brega, de Ana Rieper. Dia 5 marca a estreia de Bob Marley: The Making of a Legend, na Cinemateca Brasileira, o filme, dirigido por Esther Anderson e Gian Godoy, conta a história de um dos maiores músicos do reggae. Por fim, Uma Longa Viagem, estrelado por Caio Blat e dirigido por Lúcia Murat ganha exibição na Câmara Municipal, no dia 5 às 23h.

Mocinhos e bandidos Câmera Municipal!

Outro clássico gênero cinematográfico dá as caras no próximo final de semana. O bang-bang do western spaghetti (ou spaghetti faroeste) será exibido por 24 horas no Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal. Espere assistir os clássicos Por Um Punhado de Dólares (1964) de Sergio Leone, O Vingador Silencioso (1968) de Sergio Corbucci, Deus Perdoa… eu não (1967) de Giuseppe Colizzi, entre outros.

Nelson Rodrigues e Roberto Carlos nas telonas:

Um pouco fora do Centro da cidade, a Cinemateca traz programação especial sobre o Rei. São três filmes que tem Roberto Carlos no elenco, chamada de A Trilogia do Rei, são filmes dirigidos por Roberto Farias após o fim do programa Jovem Guarda, na Record. Já o Sesc Belenzinho apresenta filmes que tem como base as histórias de Nelson Rodrigues. São eles: Bonitinha, mas ordinária (1963) de J.P. de Carvalho, O Beijo no Asfalto (1981) de Bruno Barreto, A Dama da Lotação (1978) de Neville D’Almeida, entre outros.

Mais informações:
http://www.viradacultural.org/

Sobre o Editor

Ju Maffia
juliana@matracacultural.com.br

Formada em jornalismo, trabalhadora braçal da área de Social Media. Poderia passar o dia assistindo um filme atrás do outro. Mas essa vida não tá facil pra ninguém ;) Também adoro conversar sobre filmes que vi/curto então abusa da caixinha de comentários!

Número de Postagens : 220

Comentários (1)

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top