You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Educação no mundo do consumismo

Educação no mundo do consumismo

Por Renniê Paro

No mundo em que vivemos, cercados de inúmeras opções e produtos cada vez mais tentadores, não é incomum ver a febre do consumismo tomando conta de todos. O principal foco dessa onda são os jovens. A necessidade de despertar uma nova consciência se torna essencial para que possamos deixar um mundo melhor para as novas gerações.

O Instituto Alana (www.alana.org.br), uma organização sem fins lucrativos criada em 1994 que tem como missão fomentar e promover a assistência social, a educação, a cultura, a proteção e o amparo da população em geral, tem um projeto bem bacana chamado Criança e Consumo cujo objetivo é desenvolver atividades que despertam a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. Além disso, eles também propõem debates e apontam meios que minimizam os impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude, tais como o consumismo, a erotização precoce, a incidência alarmante de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo, o desgaste das relações sociais, dentre outros aspectos.

O projeto se divide em três partes:

Jurídico/Institucional - Recebe e analisa queixas de abusos cometidos por empresas de diversos setores nas suas práticas de comunicação mercadológica destinadas ao público infanto-juvenil.

Educação e Pesquisa - Responsável pela elaboração de um centro de referência científico-cultural sobre o consumismo e pela produção e distribuição de material de apoio pedagógico para pais, educadores e pesquisadores.

Comunicação e Eventos - Coordena a produção de campanhas audiovisuais de conscientização e de documentários sobre questões ligadas ao binômio infância e consumo.

Acredito que mais instituições deveriam seguir este exemplo. Afinal, se queremos uma mundo melhor no futuro precisamos cuidar do que temos no presente.

Sobre o Editor

Renniê Paro

Jornalista, assessora de comunicação e poetisa nas horas vagas. Amante de esportes, principalmente artes marciais. Última paixão? O boxe. Encaro os treinamentos como encaro a vida: de frente, sem medo. Unindo a força à inteligência. Teatro, cinema e livros são paixões. Amigos? Poucos e bons, sempre por perto. Família é a base de tudo. A vida? Uma verdadeira diversão, repleta de possibilidades

Número de Postagens : 300

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top