You Are Here: Home » Editorias » Literatura » É livro ou filme?

É livro ou filme?

Por Dayane Andrade

Hoje grande parte das produções cinematográficas, principalmente as de Hollywood, estão produzindo filmes baseados, adaptados ou inspirados em obras literárias. Livros como Harry Potter, As Crônicas de Narnia, Senhor dos Anéis, As Crônicas de Spiderwick, entre outros, são exemplos.

As adaptações dessas histórias para o cinema apresentam uma reconfiguração do mercado literário que tenta manter-se vivo diante de tantos avanços tecnológicos. Além disso, tornou-se um investimento muito lucrativo que aquece o mercado de bens de consumo culturais e faz com que produtoras e autores arrecadem bilhões todos os anos.

A fórmula de Harry Potter é muito conhecida e já foi utilizada em grandes sucessos como Senhor dos Anéis, Eu sou a Lenda, Código Da Vinci, etc. Vários outros livros se consagraram no mundo da literatura e chegaram às telas dos cinemas, vídeo games, entre outros, despertando o interesse de milhares de fãs no mundo inteiro.

Esse casamento entre livro e filme está dando certo para muitos autores e produtoras que faturam bilhões por ano e alimentam os consumidores com o que há de melhor no mundo do entretenimento: fantasia, romance e finais felizes.

Se fosse falar de  todos a lista seria enorme! Então, separei 5 livros que foram adaptados ou inspiraram filmes que estrearam em 2011/2012:

- Na Estrada: romance de Jack Kerouac, uma das obras mais conhecidas do “Movimento Beat” – marcado pela escrita compulsiva e intensa, fora dos padrões da época (1944 a 1959) –, baseou o filme homônimo com a direção de Walter Salles.

- Decamerão: de Giovanni Boccaccio, poeta e critíco literário italiano baseou o mais novo sucesso de bilheteria de Woody Allen, Para Roma, com Amor.

- A invenção de Hugo Cabret: escrito pelo também ilustrador, Brian Selznick, baseou o filme homônimo, de Martin Scorsese, sucesso de bilheteria e vencedor de 5 Oscars.

- Mygale: de Thierry Jonquet, inspirou o filme espanhol A pele que Habito, com direção de Pedro Almodóvar.

- O espião que Sabia Demais: do escritor John Le Carré, teve uma recente adapção nos cinemas que chegou ao Brasil em janeiro deste ano.

 E aí você já leu e assistiu algum desses títulos? As adaptações para o cinema te inspiraram tanto quanto a obra literária?


Sobre o Editor

Dayane Andrade

Jornalista, pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação. Atualmente sou consultora de mídias sociais. Adoro poesia, clássicos da literatura brasileira e estrangeira. Enfim, um bom livro é sempre uma ótima companhia!

Número de Postagens : 138

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top