You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » E agora temos o Vale-Cultura

E agora temos o Vale-Cultura

Por Renniê Paro

De acordo com matéria publicada no dia 21, no site da revista Época, a Câmara aprovou um novo projeto que afirma que trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos poderão receber um vale-cultura no valor de R$ 50.

O projeto, criado pela deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), visa ampliar e disseminar o acesso à cultura para as classes mais carentes. Para fazer parte e receber o benefício é preciso ser empregado com carteira assinada e o valor pode ser utilizado nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música e patrimônio cultural.

Esta é uma iniciativa realmente interessante e que poderia apresentar um ótimo resultado, tornando as atividades culturais parte do cotidiano de todo cidadão. Porém, como tudo tem dois lados, esse projeto afirma que ao receber o vale-cultura, o trabalhador terá 10% descontado de seu salário.

Ai fica um questionamento. Será que, ao ser descontado, o assalariado verá o vale como um real benefício ou o verá apenas como algo que toma 10% de seu já baixo salário mensal?!

Ideias e projetos como esses são ótimos. Sou a favor de tudo que permita o acesso à cultura para todo e qualquer cidadão. Mas talvez, seja melhor repensar a forma como esses projetos são implementados.

Outro ponto que levanto aqui é o valor do vale-cultura. Infelizmente, nas grandes cidades brasileiras, o valor de peças teatrais ou shows são, muitas vezes, exorbitantes. Com R$ 50 é bastante difícil levar a família para um passeio cultural. Claro que temos opções muito mais em conta, mas os grandes espetáculos custam mais que isso, e todos nós sabemos disso.

Por isso repito, a proposta foi realmente boa. Gosto de ver que algumas poucas pessoas que estão no poder pensam na cultura para o povo. Porém, que tal pensar um pouquinho melhor para que as pessoas realmente percebam o quão benéfica pode ser essa atitude?!

Ah…Agora o texto está nas mãos do Senado, que precisa votá-lo. Vamos aguardar os próximos passos…

 

Sobre o Editor

Renniê Paro

Jornalista, assessora de comunicação e poetisa nas horas vagas. Amante de esportes, principalmente artes marciais. Última paixão? O boxe. Encaro os treinamentos como encaro a vida: de frente, sem medo. Unindo a força à inteligência. Teatro, cinema e livros são paixões. Amigos? Poucos e bons, sempre por perto. Família é a base de tudo. A vida? Uma verdadeira diversão, repleta de possibilidades

Número de Postagens : 317

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top