You Are Here: Home » Editorias » Cinema » Deus da Carnificina – Uma comédia sobre o ser humano

Deus da Carnificina – Uma comédia sobre o ser humano

Por Juliana Maffia

Deus da Carnificína de Roman Polanski

Roman Polanski manda uma mensagem a toda a sociedade contemporânea em seu mais novo longa. Seja por que ele acredita naquilo que filmou, seja por que quer passar uma mensagem aos americanos puritanos que já o aclamaram e agora o desprezam. Deus da Carnificina é um filme para quem vive em sociedade (ou seja, todos nós), para quem já quis constituir família, para céticos ou mesmo os românticos. É, sem dúvida, uma comédia sobre a natureza humana e seus extremos.

O cenário é simples. Duas famílias conversam sobre seus filhos. Os meninos brigaram e um deles saiu bastante machucado. Como nova-iorquinos civilizados, os Longstreet (John C. Reilly e Jodie Foster) e os Cowan (Kate Winslet e Christopher Waltz) tentam chegar a um consenso sobre o que fazer com seus filhos. Parece uma tarefa simples, mas a situação chega a um extremo e os casais acabam mostrando a forma como as pessoas reagem quando se sentem encurraladas.

Um filme mais sucinto, baseado na peça homônima de Yasmina Reza, Deus da Carnificína mostra que não importa o quanto tentemos ser civilizados, no fundo, continuamos sendo apenas animais. Neste longa, na luta entre o moralismo e a natureza humana, a segunda vence.

São 90 minutos engraçados e angustiantes. Vemos situações completamente críveis, que acabam de forma absurda. Os quatro personagens acabam discutindo sobre a vida e o relacionamento em meio a choro, vômito e ataques de raiva. Polanski ri na cara da sociedade com este último filme. Ótimo para quem aguentar “ouvir/ver” umas boas verdades. Deus da Carnificína é uma comédia e tanto!


Sobre o Editor

Ju Maffia
juliana@matracacultural.com.br

Formada em jornalismo, trabalhadora braçal da área de Social Media. Poderia passar o dia assistindo um filme atrás do outro. Mas essa vida não tá facil pra ninguém ;) Também adoro conversar sobre filmes que vi/curto então abusa da caixinha de comentários!

Número de Postagens : 220

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top