You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Design da Periferia – Visibilidade do povo brasileiro

Design da Periferia – Visibilidade do povo brasileiro

Por Flávia Ferreira

Olá leitores,

Não é de hoje que visitamos a exposições em pavilhões, museus e galerias de grandes nomes da arte e conceituados artistas nacionais e internacionais.

Se pararmos pra pensar no número de artistas que existem espalhados pelo Brasil, com certeza vamos perder a conta e não conseguiremos ver suas obras ao longo de anos.

A partir da curadoria de Adélia Borges, o Pavilhão de Culturas Brasileiras, localizado dentro do Parque do Ibirapuera, traz a mostra Design da Periferia que reúne obras com o intuito de mostrar que, por trás da precariedade de vida da maioria dos brasileiros, encontram-se soluções geniais, todas vindas da periferia.

A mostra busca traduzir a criatividade da periferia e conta com objetos, fotografias e vídeos que estão divididos em quatro módulos: “Rua” engloba os empreendimentos que ocupam o espaço urbano, como vendedores ambulantes, carroceiros de sucata etc.; “Casa” destaca as invenções domésticas; “Corpo” identifica a expressão do vestir e do pentear; e por último, “Brincadeiras” mostra releituras do universo infantil.

São churrasqueiras feitas de calotas velhas de pneus, postos de trabalho de vendedores ambulantes, móveis e brinquedos elaborados por pessoas simples a partir de materiais e técnicas disponíveis no lugar em que vivem são alguns dos objetos que estão na exposição. “Em geral são objetos improvisados, muitos feitos com detritos, com um resultado em que a simplicidade resulta de sofisticados raciocínios, mostrando soluções muito engenhosas”, explica a curadora.

Uma iniciativa positiva para tantos artistas que vemos diariamente pelas ruas da cidade, mas que não sabem como divulgar sua arte. A exposição começou no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, uma data que deve ser comemorada por todos, mas principalmente por eles, os artistas da periferia que ganharam espaço na primeira de muitas exposições que São Paulo ainda fará com estes artistas.

Visite a entrada é gratuita

Clique aqui para ver fotos da exposição

Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera

Estacionamento com acesso pelo Portão 10
Rua Pedro Álvares Cabral, s/n
04094-000 – São Paulo – SP

De 25/01 a 29/06/2013, de terça a domingo, das 9 às 18h, com entrada até às 17h

Telefone:  11 5083-0199

Site: www.culturasbrasileiras.sp.gov.br
Email: culturasbrasileiras@prefeitura.sp.gov.br

Visitas monitoradas: equipe disponível para atendimento de grupos escolares, organizações da sociedade civil, associações de moradores, entre outros.

Agendamento pelo e-mail:

educativopcb@prefeitura.sp.gov.br / Telefone: 11 5083-0199


Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 181

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top