You Are Here: Home » Editorias » Exposição » Depois do Rio de Janeiro, exposição de Salvador Dalí chega a São Paulo

Depois do Rio de Janeiro, exposição de Salvador Dalí chega a São Paulo

Por Dayane Andrade

salvador_dali

O bigode de espeto tornou Salvador Dalí um dos artistas mais conhecidos do mundo. Mas não foi apenas a extravagância do pintor espanhol que o fez famoso, mas sim sua genialidade e talento.

salvador_dali_perfisDalí começou a pintar muito jovem e passou por diversos estilos até ser consagrado no surrealismo. O movimento foi muito difundido por artistas da literatura e da pintura, em meados dos anos 20, que valorizavam ao máximo o irracionalismo, a incoerência e o inconsciente em suas obras.

Para conhecer um pouco sobre a vida e obra do Mestre do Surrealismo, o Instituto Tomie Ohtake, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil, preparou a mostra Salvador Dalí, que tem entrada gratuita e apresenta a maior retrospectiva do artista na América Latina.

Iniciada no dia 30 de maio, no CCBB do Rio de Janeiro, a exposição conta com 150 peças e já tem data marcada para chegar a São Paulo. A partir de 16 de outubro, no Instituto Tomie Ohtake, será possível conhecer todas as vertentes do pintor, que também navegou pelo mundo do cinema e da ilustração.

Prepare-se para o que você vai ver na mostra

salvador_dali_painelSe você só conhece o lado surrealista de Salvador Dalí, vai ficar surpreso ao ver a vasta trajetória que ele percorreu até chegar ao surrealismo. Pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e documentos mostram que o pintor espanhol também passou pelo cubismo, impressionismo e abstrato.

A mostra também reúne capas de revistas de todo o mundo, comerciais e os filmes Salvador Dalí e Quando fala ao coração, de Alfred Hitchcock, produzido pelo pintor catalão.

A exposição foi criada exclusivamente para o Brasil após cinco anos de trabalho para reunir as mais importantes coleções do artista. Apesar de não ter suas obras mais famosas, vale muito a pena a visita para fazer uma viagem biográfica e artística da carreira do pintor.

Então fica dica: se você ainda não viu o acervo no Rio. A mostra fica em cartaz até 22 de setembro!

Sobre o Editor

Dayane Andrade

Jornalista, pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação. Atualmente sou consultora de mídias sociais. Adoro poesia, clássicos da literatura brasileira e estrangeira. Enfim, um bom livro é sempre uma ótima companhia!

Número de Postagens : 138

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top