You Are Here: Home » Editorias » Depois de grande sucesso, “Urinal, o Musical” reestreia no Teatro Porto Seguro em curta temporada

Depois de grande sucesso, “Urinal, o Musical” reestreia no Teatro Porto Seguro em curta temporada

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

Urinal, o Musical_2_Foto de Ronaldo GutierrezFoto de Ronaldo Gutierrez

Já imaginou se você tivesse que pagar uma determinada quantia em dinheiro cada vez que fosse urinar? Isso certamente lhe soa totalmente surreal e absurdo não é mesmo? Mas é exatamente o que acontece numa sociedade onde a água se tornou praticamente escassa, após uma seca de vinte anos, fazendo com que banheiros particulares simplesmente deixassem de existir.

Mas calma, esse lugar não existe na vida real – ao menos por enquanto – e sim no mundo cênico, especificamente em Urinal, o Musical: comédia musical da Broadway, escrita pelos americanos Greg Kotis e Mark Hollman. Após ganhar versão brasileira que estreou em São Paulo no ano passado (2015), com direção de Zé Henrique de Paula, repetindo o sucesso da montagem original e com 21 indicações a prêmios – entre eles os prêmios Shell e APCA –, o espetáculo volta em cartaz para uma curta temporada no Teatro Porto Seguro, até o dia 21 de abril.

Na peça, 16 atores e 5 músicos apresentam ao público uma verdadeira distopia sobre até que ponto a humanidade pode chegar, cegada pelo poder e pela ganância exploradora dos mais fracos e submissos. Quando os banheiros privados deixam de existir, obrigando a população a utilizar os sanitários públicos, estes passam a ser controlados pela megacorporação Companhia da Boa Urina (CBU), a qual impõe uma taxa financeira a todos que desejarem utilizar os banheiros, como forma de controlar o consumo da pouquíssima quantidade de água ainda existente.

Quem se recusa a pagar as taxas ou ainda faz xixi em locais públicos, que não sejam os banheiros, é enviado para a misteriosa colônia penal chamada Urinal, muito falada por todos já que quem vai para lá não retorna mais. A situação só tende a piorar principalmente para a população mais pobre quando o dono da CBU, conhecido como Patrãozinho (Roney Facchini), decide aumentar as taxas e, para isso, conta com uma certa “ajuda” do senador (Gerson Steves) para que o aumento seja aprovado, subornando o político com o dinheiro do lucro das taxas.

Tudo isto acaba revoltando a população que decide causar uma verdadeira revolução, motivada pelo jovem Bonitão (Caio Salay), após ouvir da garota Luz (Bruna Guerin), filha do patrãozinho e por quem ele se apaixona, a seguir sempre seu coração. O cenário e o figurino por si só já descrevem detalhadamente para os espectadores um ambiente horrendo, em razão da seca de 20 anos que se abateu sobre a região, sugando as cores e o brilho das casas, das ruas e das pessoas, cujas aparências sujas e descuidadas também é muito bem retratada nos atores.

Mas o grande trunfo deste musical está em seu rico contexto crítico aos diversos problemas existentes hoje na sociedade como a corrupção, desigualdade social, ganância e falta de consciência tanto da população quanto das autoridades sobre a utilização dos recursos naturais. É uma peça em que a história é totalmente adequável às diversas crises que vivemos atualmente no Brasil, por exemplo, e nos faz refletir sobre até que ponto a trama cênica é realmente surreal e se não estamos caminhando para uma verdadeira escassez hídrica, cujos motivos vão muito além da falta de chuvas.

Urinal, o Musical é realizado pelo grupo de artistas Núcleo Experimental, que faz um excelente trabalho de atuação, canto e coreografia durante todo os 135 minutos de espetáculo.

 

Serviço:

Urinal, o Musical

Teatro Porto Seguro: Al. Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos – São Paulo

Tel: (11) 3226 7300

Quartas e quintas às 21h

Bilheteria: Terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h

Serviço de Vans: TRANSPORTE GRATUITO ESTAÇÃO LUZ – TEATRO PORTO SEGURO – ESTAÇÃO LUZ. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. COMO PEGAR: Na Estação Luz, na saída Praça da Luz/Rua José Paulino, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro.

R$ 50,00 a R$ 80,00

Até 21 de abril de 2016

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 210

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top