You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Chega de lixo fora do lixo

Chega de lixo fora do lixo

Por Flávia Ferreira

Olá leitores,

É com grande prazer que hoje vou dividir com vocês como serão os preparativos para mais uma ação que visa melhorar o espaço onde vivemos. Hoje vamos falar sobre a coleta seletiva de lixo e o que podemos fazer por meio de ações em conjunto para melhor destinar o lixo que encontramos nas ruas.

No próximo domingo, 27, a campanha Limpa Brasil, Let’s do it!, convida a todos para se inscrever gratuitamente nesta ação e ajudar a recolher o lixo descartado irregularmente nas ruas do seu bairro. Em seguida este lixo coletado deve ser levado aos Pontos de Entrega mais próximos. Para participar, basta se inscrever como voluntário através do site e em seguida escolher entre ser um agente e/ ou catador.

Como agente você fará a divulgação do movimento entre amigos, familiares, vizinhos, empresas públicas e privadas, ONGs e instituições.  A divulgação é feita por explicações sobre o conceito do movimento, como funciona a coleta. A divulgação também pode ser feita por meio de panfletagem, pelo twitter e por e-mail.

Para os voluntariados, será disponibilizado um kit que contém um par de luvas e um saco verde de 100 litros, distribuído gratuitamente nas agências do Banco do Brasil ou em um dos Pontos de Retirada. Após receber o kit, comece a recolher os resíduos sólidos nas ruas e vá enchendo o seu saco verde com tudo o que for resíduo. Depois leve-o até um Ponto de Entrega e troque o que recolheu por entradas simbólicas para o show de encerramento.

O objetivo do Limpa Brasil, Let’s Do It! São Paulo é a conscientização sobre o lixo e no domingo a partir das 16hs no Vale do Anhangabaú, haverá o show de encerramento em Homenagem à Terra que contará com a presença de Mariana Aydar e Filipe Catto, Ellen Oléria e Almir Guineto, Toni Garrido, Bicho de Pé e Acadêmicos do Tatuapé.

E para não perder o espírito da coleta consciente, os artistas serão instruídos a continuar o show apenas se não houver lixo no chão. Então, fique atento! Use o saco que você recebeu, e cuide do seu lixo!

A campanha Limpa Brasil Let’s Do It! tem por princípio conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta do lixo e organizar mutirões de limpeza em cidades brasileiras. A Atitude Brasil, em parceira com a UNESCO e o programa Let’s do it World, trouxe a campanha para o Brasil. Em 2011, 0 movimento Limpa Brasil Let’s Do It! realizou mutirões de limpeza em diversas cidades brasileiras. A primeira delas, o Rio de Janeiro. Em 2012, mais cidades brasileiras farão parte desta campanha.

Vamos participar, torne-se um catador você também!

Limpa Brasil, Let’s do It!
Agende-se
Data: 27 de Maio
Abertura: A partir das 8hs no Vale do Anhangabaú
Encerramento: Às 16hs no Vale do Anhangabaú

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 180

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top