You Are Here: Home » Editorias » Música » Cantora portuguesa Mariza emociona São Paulo

Cantora portuguesa Mariza emociona São Paulo

Texto: Flávia Ferreira
Fotos: Rogério Vieira

A cantora portuguesa Mariza se apresentou ontem (18/05) no Tom Brasil, após quatro anos desde a sua última passagem pelo país. Ainda que o fado clássico e contemporâneo sejam sua marca como cantora, ela apresentou canções do seu mais recente álbum “Mundo”, como “Ó Gente da Minha Terra”, “Chuva” e “O Tempo Não Para”.

Dentre as interpretações de Mariza, a canção “Caprichosa”, de Carlos Gardel, reflete o sentimento e respeito que a cantora tem pela música latino-americana. Nesta canção, Carlos Gardel galanteia uma portuguesa, motivo pelo qual Mariza quis interpretar e fazer conexão com o continente.

Emocionada e encantada com a calorosa recepção paulistana, a apresentação foi muito aplaudida quando Mariza cantou sua canção favorita, o fado “Primavera”.

Após o término do show, o público esperava ansiosamente pelo bis, mas foi surpreendido pelo repertório de músicas brasileiras apresentado pela cantora. De Roberto Carlos, passando por Clara Nunes e finalizando com Elis Regina, a portuguesa apresentou “Fascinação” com altas e baixas entonações e afinação perfeita, emocionando e levando o público as lágrimas.

O momento mais marcante e que talvez ficará na memória do público aconteceu após o bis: a despedida da cantora, que se misturou com o público, enquanto cantava sem microfone, ocupando todos os espaços da casa lotada e cumprimentando a plateia com a canção ”Ó Gente da Minha Terra”. Neste momento, viam-se pessoas com olhos marejados e admirados pelo respeito que a cantora tem pelo povo brasileiro, expresso em suas palavras que também intitulam a canção: “Vocês são gente da minha terra”.

Origem do Fado

O fado é um estilo musical português e geralmente é cantado por uma só pessoa, intitulada fadista. Acompanhado por uma guitarra clássica, que nos meios fadistas é denominada viola, o fado também conta com uma guitarra portuguesa.

Considerada a maior intérprete do estilo musical e uma das vozes mais brilhantes de fado do século XX, a cantora Amália Rodrigues, além de fadista, foi atriz e é aclamada como a voz de Portugal.

Já a cantora Mariza, com mais de 2 milhões de discos vendidos, 30 discos de platina e vários prêmios nacionais e internacionais no currículo, ainda possui títulos como: Comendadora da Ordem do Infante D.Henrique, de Portugal – prêmio concedido em 2005 pela Fundação Amália Rodrigues, reconhecendo-a como a intérprete que mais contribuiu para a divulgação da música portuguesa no exterior – e o Grau de Cavaleira da Ordem das Artes e Letras, concedido pela França.

Mariza-9099 Mariza-9083 Mariza-8959 Mariza-8940 Mariza-8930 Mariza-8921

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 181

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top