You Are Here: Home » Editorias » Literatura » Brasileiro Moniz Bandeira é indicado ao Prêmio Nobel de Literatura

Brasileiro Moniz Bandeira é indicado ao Prêmio Nobel de Literatura

Por Dayane Andrade

premio _nobel _literatura

A União Brasileira de Escritores (UBE) indicou o historiador e cientista político, Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira, para o Prêmio Nobel de Literatura de 2015. O escritor é autor de mais de 20 obras que vão desde ensaios políticos a livros de poesia. Sua obra mais recente é A Segunda Guerra Fria, lançado em 2013.

A justificativa da UBE para o nome está alinhada com a representatividade intelectual do brasileiro ao longo de 50 anos de contribuições para a política e relações internacionais. “Moniz Bandeira é um intelectual que vem repensando o Brasil há mais de 50 anos. Com fundamentação absolutamente consistente, suas narrativas são exercícios da literatura aplicada ao conhecimento dos meandros da política exterior, não só do Brasil, mas de outros países cujas decisões afetam, para o mal ou para o bem, a vida, a nacionalidade e a própria identidade brasileira”, afirma em nota o presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho.

Atualmente Moniz Bandeira mora na cidade alemã de Heidelberg, onde é cônsul honorário do Brasil. Muitos de seus livros são adotados pelo Itamaraty no curso de formação de diplomatas. “As escolhas do Nobel também têm um tanto de política e por isso achamos que o Moniz Bandeira representa uma candidatura com potencial”, destaca Joaquim.

Nos últimos anos, a UBE é sempre convidada pela Real Academia Sueca, instituição que idealiza o prêmio Nobel, para sugerir escritores. Em 2012, a UBE indicou o crítico literário Antonio Candido. Em 2013, o poeta Manoel de Barros e nos últimos dois anos (2014 e 2015), o historiador e cientista político Moniz Bandeira.

Sobre o Editor

Dayane Andrade

Jornalista, pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação. Atualmente sou consultora de mídias sociais. Adoro poesia, clássicos da literatura brasileira e estrangeira. Enfim, um bom livro é sempre uma ótima companhia!

Número de Postagens : 138

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top