You Are Here: Home » Editorias » Teatro » Baquaqua

Baquaqua

*Por Renniê Paro

Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário leva novamente aos palcos a história real de Mahommah Gardo Baquaqua, um africano escravizado em terras brasileiras. Dirigido por Dawton Abranches, o espetáculo fica em cartaz até o dia 23 de abril, no Espaço Cia do Pássaro – Voo e Teatro.

O projeto de criação do espetáculo iniciou-se no ano de 2014, quando a Cia teve seu primeiro contato com a obra “An interesting narrative: Biography of Mahommah G. Baquaqua”, e a partir da parceria com o pesquisador Bruno Véras, que é um dos envolvidos no projeto de tradução e lançamento da biografia de Baquaqua em Português, foi dado início ao desenvolvimento do projeto.

image001

O enredo é livremente inspirado na única autobiografia do ex-escravo. Nascido livre no Norte da África no início do século 19, Baquaqua foi raptado e enviado para o Brasil, em 1845 – quando o comércio transatlântico de escravos já era proibido, em um navio negreiro com destino ao norte de Pernambuco. Dois anos depois, durante uma viagem a Nova York, ele conseguiu escapar de seus captores e se exilou no Haiti, durante uma época de turbulência política.

Sob a proteção da American Baptist Free Mission Society, ele voltou aos EUA no final de 1849 para se inscrever em uma universidade, onde estudou entre 1850 e 1853 e aprendeu inglês. Em 1854, publicou a autobiografia que daria origem à peça da Cia do Pássaro.

Com dramaturgia de Abranches e Dione Carlos e elenco composto por Alessandro Marba e Breno da Matta, o espetáculo tenta compreender as relações de poder e submissão da sociedade atual a partir do trauma histórico da escravidão. Além disso, a peça pretende ser também um relato potente sobre a importância da diáspora africana, mostrando o indivíduo como uma alteridade, para além do ser escravizado e do contexto da escravidão.

SERVIÇO:

Teatro Cia do Pássaro – Vôo e Teatro

Temporada: 08 de abril a 23 de abril de 2017.

Dias e horários: sábados às 20h e domingos às 18h.

Bilheteria: Retirar os ingressos uma hora antes do espetáculo – Sujeito à lotação.

Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira)

Classificação etária: 14 anos.

Duração do espetáculo: 80 min.

Sobre o Editor

Renniê Paro

Jornalista, assessora de comunicação e poetisa nas horas vagas. Amante de esportes, principalmente artes marciais. Última paixão? O boxe. Encaro os treinamentos como encaro a vida: de frente, sem medo. Unindo a força à inteligência. Teatro, cinema e livros são paixões. Amigos? Poucos e bons, sempre por perto. Família é a base de tudo. A vida? Uma verdadeira diversão, repleta de possibilidades

Número de Postagens : 299

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top