You Are Here: Home » Editorias » Ação Social » Associação Balé para Cegos Fernanda Bianchini

Associação Balé para Cegos Fernanda Bianchini

Por Flávia Ferreira

Olá leitores,

Hoje, o Auditório Ibirapuera apresentará o espetáculo Associação Balé para Cegos Fernanda Bianchini. Inspirado pelo lema “olhando para as estrelas”, a apresentação será dividida em duas partes. Na primeira, A Bela Adormecida, se divide em três atos para contar a história da princesa Aurora e como ela foi amaldiçoada pela fada Carabosse. Na segunda parte, a apresentação de Divertissiments, é uma proposta artística da companhia: são números variados com diferentes estilos de dança – além da performance de balé apresentada na Paraolimpíada de Londres 2012.

27-06-2013 bale1

No final de 2003, o Instituto de Cegos, decidiu terminar com a atividade do grupo em suas instalações. Para que o trabalho não acabasse, pais, amigos e colaboradores resolveram montar uma associação. Criada pela fisioterapeuta e bailarina Fernanda Coneglian Bianchini Saad, a entidade sem fins lucrativos busca a inclusão de deficientes visuais na dança. Localizada na Vila Mariana, o grupo iniciou uma nova fase, com objetivos mais amplos.

As dificuldades para seguir em frente com a associação foram muitas, principalmente em relação ao preconceito das pessoas envolvidas com o balé que achavam que tudo seria impossível, inclusive para os cegos. Aos poucos a entidade foi ganhando credibilidade e força para manter as atividades. Além das aulas de dança a Associação qualifica profissionais para trabalhar com deficientes visuais. Com aulas rigorosas, os treinamentos são feitos individualmente e em grupo. As aulas são em horários fixos para ajudar na disciplina e dedicação dos alunos.

Com aulas gratuitas de ballet blássico, sapateado, danças e movimento, canto e violão para deficientes visuais de todas as idades, as aulas são ministradas por professores voluntários.

A Associação é mantida através das apresentações realizadas pelo grupo profissional de Ballet Clássico e de contribuições de pessoas físicas e jurídicas, como a Vivo, Equus Jeans, Expert Air Cargo entre outras.  Muitos alunos têm dificuldades financeiras para conciliar os estudos, a dança e contribuir com o orçamento familiar. Por isso, os cachês são importantes para beneficiar toda a família.

Participe do espetáculo no Auditório Ibirapuera. Com ingressos a preço popular R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), a apresentação é hoje às 20 horas. Livre para todos os públicos.

Participe!

27-06-2013 balé cartaz png

Sobre o Editor

Flavia Ferreira
Jornalista, Fotógrafa e Blogueira

Flávia Ferreira escreve semanalmente aqui no Matraca Cultural sobre ações sociais, no site Pet Mag (Portal R7) sobre animais de estimação e no portal de cultura Hip Hop - Semente Media. Sócia na empresa F88 Fotografia, registra momentos para a posteridade. Entre em contato: flavia@matracacultural.com.br | 11 96461-4025

Número de Postagens : 181

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top