You Are Here: Home » Editorias » Literatura » Argo: só que agora o livro!

Argo: só que agora o livro!

Por Dayane Andrade

Confesso que só me interessei em ler Argo, de Antonio Mendez e Matt Baglio, somente depois de assistir ao filme de Ben Affleck , homônimo e baseado nesta obra. Com certeza você já ouviu falar, pois o filme levou o maior prêmio do Globo de Ouro e tem mais outras tantas indicações ao Oscar.

Como muito bem relatado na crítica ao filme, da minha colega de blog, Juliana Maffia, a história é bem emocionante e, às vezes hilária, mas o bom do livro é saber de tudo nos mínimos detalhes.

O livro nos leva a conhecer melhor o agente da CIA, Tony Mendez, e toda sua carreira até ser um dos escolhidos para comandar a missão de salvamento de seis fugitivos da embaixada dos EUA no Teerã, capital do Irã, juntamente com produtores de Hollywood.

Por meio dele, é possível perceber e penetrar em toda a tensão política que os EUA viveram nesta época por conta de questões que iam além da diplomacia, mas envolviam um jogo de interesses políticos e econômicos. Pois vocês sabem que a terra do “tio Sam” não dá ponto sem nó.

Quem assiste ao filme, tem a sensação de que toda a ação de resgate dos seis refugiados da embaixada – tomada por manifestantes que protestavam contra o apoio dos EUA ao antigo xá – foi muito rápida, mas engana-se o espectador. A equipe de inteligência americana trabalhou muito e pensou em várias estratégias. E justo a mais improvável foi a que pareceu mais certa.

Ao ler o livro, você vai ver que Tony (Ben Affleck) não tem uma vida conjugal ruim, sua família o apoia e sua esposa até dá palpites em como ajudar a resgatar os refugiados. No livro também vai ver o longo percurso que os refugiados tiveram até chegar à casa do embaixador do Canadá. E todos os mínimos detalhes do resgate mais improvável feito na história.

Vale muito a pena ler este livro. É rico em detalhes e a história merece destaque, ser retratada em um filme e conhecida por todo mundo!


Sobre o Editor

Dayane Andrade

Jornalista, pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação. Atualmente sou consultora de mídias sociais. Adoro poesia, clássicos da literatura brasileira e estrangeira. Enfim, um bom livro é sempre uma ótima companhia!

Número de Postagens : 138

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top