You Are Here: Home » Editorias » Seriados » Após se destacar em “Narcos”, Wagner Moura pode levar Globo de Ouro de melhor ator

Após se destacar em “Narcos”, Wagner Moura pode levar Globo de Ouro de melhor ator

Por Mariana da Cruz Mascarenhas 

assistir-narcos

Depois do sucesso dos longas Tropa de Elite 1 e 2 – explorando uma complexa realidade social brasileira, envolvendo violência, drogas e corrupção –, o diretor José Padilha reaparece agora conduzindo uma nova produção, que esmiúça uma realidade dominante na Colômbia ainda hoje: o narcotráfico.

Trata-se de Narcos, primeira série brasileira exibida pela empresa americana Netflix, que disponibiliza uma vasta variedade de filmes e seriados pela internet para delírio dos internautas, amantes de tais produções. O canal tem atraído um público cada vez maior. Baseada em alguns fatos reais – mas não sendo fiel a todos os acontecimentos e mais aos personagens que existiram – Narcos fala sobre a vida de Pablo Escobar (1949 – 1993), um dos mais famosos traficantes de drogas do mundo, que ganhou prestígio internacional dada a grandiosidade do cartel comandado por ele, que exportava drogas da Colômbia para os mais diversos lugares do planeta.

Interpretado pelo ator Wagner Moura, Escobar apresenta ao público a impressionante forma como atuava e como ganhou fama e poder principalmente após expandir suas exportações de droga para Miami. Junto com seus comparsas, ele não tinha limites e não sabia ouvir um “não”, de forma que ele comprava policiais, políticos e quem pudesse para poder atuar tranquilamente junto ao seu cartel. Seu lema era “Prata ou chumbo”, pois, se alguém se recusasse a ser comprado por ele ia parar no caixão – de bandidos a presidente da Colômbia, muitos perderam a vida por sua causa.

A situação muda quando o Departamento Anti-Drogas Norte-Americano (DEA), junto a um grupo de busca formado por alguns policiais colombianos, passa a ficar na cola de Escobar a fim de capturá-lo e o traficante realmente começa a correr riscos, já que o governo colombiano passa a falar em extradição. Tem-se início então a uma verdadeira guerra interina na qual Escobar reforça seu lado doentio e obsessivo por mais e mais poder, deixando um grande saldo de inocentes mortos em atentados ordenados por ele com o intuito de assustar o presidente para que este não o extradite.

A série é composta por um elenco de nacionalidades mistas. Além do brasileiro Wagner Moura, há o norte-americano Boyd Holbrook, que interpreta um agente do DEA e ao mesmo tempo faz o narrador da série, o colombiano Juan Pablo Rava, que faz o primo e braço direito de Escobar, entre outros.

Após se consagrar como o herói nacional ao interpretar o incorruptível coronel Nascimento nos filmes Tropa de Elite, Moura desmistifica tal imagem de mocinho para virar o bandido da história em Narcos e o faz muito bem. Apesar das críticas quanto ao seu sotaque espanhol muito “abrasileirado”, sua atuação acaba por ofuscar tal problema – se é que chega a ser problema – envolvendo o público nas impressionantes e inteligentes armadilhas de seu personagem para conseguir a qualquer custo tudo o que quer.

Também são elogiáveis as atuações de Pedro Pascal, no papel de agente do DEA, e Juan Pablo Rava. A série tem 10 episódios. Depois de um primeiro capítulo morno – justificável talvez pela apresentação do contexto ao público – Narcos vai ganhando mais ação, suspense e emoção em seu desenrolar.

A produção concorre ao Globo de Ouro de melhor série – drama e de melhor ator para Wagner Moura. A cerimônia de premiação acontece neste domingo (10/01).  Estamos na torcida!

Sobre o Editor

Mariana Mascarenhas

Formada em Jornalismo, especialista em Comunicação Organizacional, trabalho atualmente como Assessora de Comunicação. Também concluí cursos de Linguagem Cinematográfica, Teatro e TV, Designer, Fotografia Digital, entre outros. Sou apaixonada por cultura, principalmente por cinema, teatro e exposição, e adoro analisar os filmes, peças e mostras que vejo. Contato: mariana@matracacultural.com.br

Número de Postagens : 210

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top