You Are Here: Home » Editorias » Teatro » 400 anos da morte de Shakespeare

400 anos da morte de Shakespeare

Por Renniê Paro

No próximo dia 23 de Abril serão celebrados os 400 anos da morte de um dos maiores escritores e dramaturgos mundiais, William Shakespeare. A partir dessa data, uma série de homenagens, em forma de peças e filmes, serão realizadas em diversos países, incluindo o Brasil.

Temas como ambição, inveja, paixão, intrigas, ética (ou falta dela), ciúme e amores fracassados são os temas que sempre nortearam os textos de Shakespeare e estarão presentes nas homenagens.

o-william-shakespeare-facebook

O Shakespeare Lives, programa do British Council, será realizado em 110 países, com ações que, no Brasil, envolverão as Olimpíadas no Rio de Janeiro e a Feira Literária Internacional de Paraty. Em São Paulo será realizado um debate entre Greg Hicks, Jô Soares e Gabriel Vilela, com mediação de Nelson Sá.

Indo além dos palcos e debates, Shakespeare também marcará presença nas redes sociais. Uma campanha chamada #PlayYourParty reunirá anônimos, artistas, diretores e celebridades que poderão gravar seu trecho favorito do escritor.

Sei que este espaço é para falar de teatro, mas não posso deixar que dizer que alguns filmes também fazem parte das homenagens e serão veiculados pelo Sesc, Itaú Cultural, Unibes Cultural e Instituto Tomie Ohtake.

Confira a programação:

Shakespeare Fórum: De 20 a 24/4, CCBB – em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Shakespeare in Debate: Dia 14/4, Centro Brasileiro Britânico.

Shakespeare House: De 29/6 a 3/7, Paraty.

Cultura Inglesa: Até 27/4. Peças ‘Ramp!’ e ‘Cymbeline’, além de sarau e leituras

Shakespeare Lives on Film Touring Collectiones: Segundo semestre. Exibição de filmes do acervo do British Film Institut e do National Theatre em diversos espaços, como Sescs e centros culturais

Macbeth. Centro Cultural Banco do Brasil. Teatro. 2ª, 4ª e sáb., 20h; 6ª 16h e 20h; e dom., 16h e 19 h. Grátis. Estreia 20/4.  Até 25/4.

Ramp! Cultura Inglesa Vila Mariana. R. Madre Cabrini, 413. Sáb. e dom., 20h. Até 24/4. Grátis.

Sobre o Editor

Renniê Paro

Jornalista, assessora de comunicação e poetisa nas horas vagas. Amante de esportes, principalmente artes marciais. Última paixão? O boxe. Encaro os treinamentos como encaro a vida: de frente, sem medo. Unindo a força à inteligência. Teatro, cinema e livros são paixões. Amigos? Poucos e bons, sempre por perto. Família é a base de tudo. A vida? Uma verdadeira diversão, repleta de possibilidades

Número de Postagens : 313

Matraca Cultural © 2012 Todos os direitos reservados.

Scroll to top